Oferecimento

Seguro por queda de jato da Malaysia pode ser demorado

A Ucrânia acusou "terroristas" de derrubar o Boeing 777 com um míssil terra-ar SA-11

18 jul 2014 - 12h52

O seguro do avião malaio de passageiros derrubado na Ucrânia deve ser pago relativamente rápido se a causa da queda for determinada, mas observadores dizem que acertar o pagamento do prêmio do seguro pela perda de 298 vidas e outras obrigações pode ser complexo e demorado.

<p>Militante separatista pró-Rússia caminha sobre destroços de avião da Malásia que caiu no leste da Ucrânia. </p>
Militante separatista pró-Rússia caminha sobre destroços de avião da Malásia que caiu no leste da Ucrânia. 
Foto: Maxim Zmeyev / Reuters

A Malaysia Airlines disse que o voo MH-17 desapareceu às 11h15 (horário de Brasília) conforme voava sobre o leste da Ucrânia em direção à fronteira russa, em trajeto para a Ásia. Os dados de rastreamento de voo indicaram que o voo estavam a uma altitude de 33 mil pés quando perdeu contato com controladores de tráfego aéreo, aparentemente atingido por um míssil.

Publicidade

Provavelmente será relativamente fácil para investigadores determinarem se o avião foi atingido por um míssil ou se explodiu por alguma outra razão, disse Roberth Cohn, advogado do setor de aviação e sócio da Hogan Lovells em Washington, D.C.

"Então, a questão interessante é quem será buscado como malfeitor?", disse ele. "Você vai processar um rebelde?".

A Ucrânia acusou "terroristas" -- militantes lutando para unir o leste da Ucrânia à Rússia -- de derrubar o Boeing 777 com um míssil terra-ar SA-11 da era soviética, enquanto o jato voava de Amsterdã para Kuala Lumpur.

Líderes dos rebeldes pró-Rússia da República Popular de Donetsk negaram qualquer envolvimento, apesar de que seu comandante militar disse, por volta do mesmo horário, que suas forças haviam abatido um avião ucraniano de transporte.

Publicidade

Quais seguradoras serão acionadas pelas perdas, que são normalmente divididas entre um grande número de firmas, depende da determinação de que a catástrofe tenha sido causada, ou não, por um ato hostil.

A AGCS, uma divisão da alemã Allianz, é a seguradora principal cobrindo a aeronave, que a corretora de seguros londrina Aon avaliou em cerca de 97,3 milhões de dólares. A AGCS também é a principal resseguradora de passivos da Malaysia Airlines, disse a companhia em um comunicado.

Especialistas analisam queda de avião na Ucrânia
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações