O acionista da Petrobras que estava à espera de dividendos terá de aguardar mais do que o previsto. Por não ter publicado o balanço do terceiro trimestre, a petroleira não poderá distribuir dividendos relativos ao período, de acordo com informações da Folha de S. Paulo.
A publicação do documento deveria ter sido feita até a última sexta-feira, como determina a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A estatal adiou a publicação porque a auditoria responsável por assinar as demonstrações financeiras, a PricewaterhouseCoopers (PwC), não deu aval para o documento, em função de denúncias de corrupção na empresa.
Empresas de capital aberto devem submeter seu balanço a uma auditoria independente por exigência da CVM. Se o balanço não for auditado, a companhia fica impossibilitada de distribuir dividendos.
O que também impossibilita a distribuição de dividendos é a falta de informação sobre o lucro societária da petroleira. “Se a empresa ainda não sabe qual é esse lucro societário, não sabe se vai pagar mais ou menos aos acionistas”, diz Marco Aurélio Barbosa, analista da CM Capital Markets.