Oferecimento

Sem batata frita, McDonalds usa mandioca na Venezuela

7 jan 2015 - 11h11
<p>A rede usa a batata frita como principal acompanhamento em seus lanches</p>
A rede usa a batata frita como principal acompanhamento em seus lanches
Foto: Getty Images

Os restaurantes da rede McDonald’s na Venezuela tiveram que substituir as famosas batatas fritas que acompanham os lanches por porções de mandiocas, também fritas. Existem mais de 100 franquias da rede e todas elas deixaram de receber os carregamentos de batatas congeladas que chagavam dos Estados Unidos. Segundo franqueados, a situação é provocada por um impasse entre patrões e trabalhadores portuários na Costa Oeste Americana. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Publicidade

Operários do porto estariam se recusando a embarcar os produtos como forma de retaliação, mas a população venezuelana acredita que a falta de batata ocorre por causa da crise que atinge o país. A caixa do Mc Lanche Feliz pode ser a mais cara ou a mais barata do mundo na Venezuela, de acordo com o câmbio utilizado. Se for convertida pela taxa de conversão de 6,30 bolívares por dólar - a cotação oficial mais baixa -, o produto sairia a US$ 27. Mas, se fosse usado o câmbio paralelo, a 175 bolívares por dólar, o valor seria de US$ 0,90 por lanche.

Segundo John Toaspern, diretor de marketing da associação US Potato Board, que representa interesses dos produtores de batata, a Venezuela diminuiu o volume de importação do produto. Nos dez primeiros meses de 2014, segundo ele, o país comprou apenas 14% do volume do mesmo período de 2013.Enquanto não soluciona o problema, a cadeia diz que proporciona " a experiência McDonald's aos clientes com alternativa 100% venezuelanas", se referindo às mandiocas.

Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações