Black Friday 2024 traz promoções para todo o país, com ênfase nas compras online, necessitando atenção a possíveis golpes e fraudes.
A Black Friday 2024 acontece nesta sexta-feira, 29, com promessas de ofertas por todo o país. A data, originária dos Estados Unidos, chegou ao Brasil há alguns anos e já se consolida como uma das mais importantes para o varejo. As promoções tomam conta, principalmente no ambiente virtual, onde também há maiores riscos de golpes.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao Terra, Renan Barcelos, Head de Segurança da Informação da RTM, dá dicas de como se proteger nesse espaço e de como não cair em falsas promoções.
Dê preferência a empresas maiores
"Se tratando de Black Friday, procure sites conhecidos, sites que você já realizou compras antes ou de empresas que têm mais relevância no mercado", afirma Renan. Ele justifica que marcas menores podem ser alvos mais fáceis de golpistas, por não terem tantos mecanismos de segurança atrelados às suas páginas virtuais.
Preste atenção aos detalhes do site
As aparências importam, sim, na hora de escolher um site para comprar online. O especialista em segurança digital recomenda que o consumidor fique atento se os textos estão escritos corretamente e se as imagens que ilustram os produtos estão carregando por completo.
"Existem fraudes que acontecem, de criminosos cibernéticos, em que eles criam outros portais com nome parecido. Mas eles também não conseguem colocar de forma idêntica a um portal oficial. Então, você consegue identificar imagens que não carregam, imagens com dizeres errados e tudo mais", afirma.
Outro ponto importante, segundo Renan Barcelos, é conferir se o site possui o ícone do cadeado no topo, próximo ao endereço do site. "Aquilo mostra que o site tem um certificado digital aplicado nele. Tá certo que ele não é 100% garantia, que aquele site só tem o cadeado, que ele é 100% íntegro, mas assim, é tudo um conjunto de fatores", acrescenta.
Pesquise pelo CNPJ da empresa
Uma boa ideia é sempre ver o que estão falando sobre aquela marca antes de comprar algo dela. Mas o especialista Renan Barcelos salienta que lojas podem ter nomes parecidos e, por isso, o ideal é pesquisar pelo CNPJ da empresa para não ser enganado.
Ele afirma que o site do Reclame Aqui é uma fonte confiável, assim como os portais dos Procons estaduais.
"No Procon você vai buscar pela sua região e lá dentro do site deles existem várias orientações e também um direcionamento para você fazer as consultas e as reclamações", explica.
Acompanhe os preços dos produtos
Para não cair em "black fraude", a dica mais importante é também uma das mais simples: acompanhe os preços dos produtos que você tem interesse antes de chegar a data. Como as promoções, no Brasil, por vezes começam ainda no início de novembro, é válido que o monitoramento seja feito já desde outubro.
Mas, para quem não se antecipou, Renan Barcelos dá como dica usar sites que mostram esse histórico de preços. "Eu mesmo utilizo o Zoom, que é um portal e tem um aplicativo que você consegue verificar o histórico de preços, é um site bastante confiável, eu recomendo", afirma.
Opte pelo cartão virtual
Nas compras pela internet, é possível gerar pelo aplicativo de seu banco um cartão virtual e, segundo o especialista em segurança digital Renan Barcelos, essa é a opção mais segura.
"Tem uns que funcionam por compra, então ele realiza uma compra e aquele cartão não vale mais. Isso é um mecanismo de segurança, caso aquele consumidor cadastre o cartão de crédito dele em um site que possa ser violado ciberneticamente, e esses criminosos cibernéticos, em posse do número do cartão dele, das informações ali do cartão, não vão conseguir realizar novas compras, porque aquele cartão virtual perdeu a validade", explica.