O mercado de automóveis registrou uma alta de 34% na produção de novos veículos, segundo pesquisa da OLX. O mecado se preparou para o fim de ano, época em que o brasileiro começa a pensar em trocar de carro. Mas será que compensa trocar de carro na virada do ano ou é melhor esperar um pouco?
Eis o que você precisa considerar antes de tomar uma decisão:
- • IPVA
Início de ano tem IPVA. Portanto, se você compra um carro que não é ofertado com IPVA pago, deve considerar essa despesa extra. O cálculo do imposto é feito conforme o valor do veículo na tabela FIPE e pode chegar a 4%. Para se livrar do imposto, muita gente vende o carro antes do vencimento do IPVA. Por isso, compensa observar se a venda do veículo inclui o IPVA pago, o que alivia para quem compra através de um financiamento, por exemplo.
- • Queima de estoque
Com um novo ano chegando, geralmente também tem um novo modelo de veículo. Por isso, é bem comum que as montadoras façam queima de estoque do modelo do ano que está acabando. Isso acaba deixando o valor atrativo para quem compra nessa época ― com ou sem IPVA pago.
- • Gastos extras
Não basta apenas pensar no valor do carro e no IPVA, pois há diversos outros gastos e processos que precisam ser contabilizados, como emplacamento, troca de documentos etc. Além disso, dependendo do tipo de negócio, você pode ter que dar uma entrada pesada para diminuir o peso das parcelas restantes.
- • Vendedores precisam bater metas
Fim de mês, fim de ano. É o momento em que os vendedores precisam bater suas metas, portanto, pode ficar mais fácil para você negociar juros menores ou receber outros tipos de desconto. Ainda que seja uma época em que o dinheiro do mês já está no fim, pode ser o momento ideal para negociar com os vendedores que precisam bater metas.
- • Pesquise, pesquise e pesquise
Esse é o tipo de negócio que não pode haver compra por impulso e nem pode haver ansiedade para trocar de carro. Com uma boa pequisa, você encontrará valores diferentes e facilidades que tornam o negócio mais atrativo. Exemplo: em um lugar, pagar à vista é o melhor negócio, enquanto em outro as parcelas do financiamento podem ser bem atraentes.
Diante desse contexto, é possível dizer que, sim, essa é uma boa época para trocar de carro. Com paciência e muita pesquisa, você certamente encontrará um bom negócio.