No Brasil, o mercado de e-commerce deve crescer 95%, de acordo com o relatório The Global Payments Report 2022. Enquanto isso, no mundo o crescimento será de 55% no período, ainda segundo o estudo. Grande parte desse crescimento está associado ao público jovem.
De olho nessa realidade, a Americanas encomendou um levantamento, realizado pela agência Conversion, para entender os principais hábitos de consumo online entre jovens de 16 e 30 anos. O estudo mostrou que os sites ainda são mais utilizados do que aplicativos.
De acordo com o estudo, 83% dos entrevistados mencionam sites de e-commerce como o meio preferido para fazer suas compras online. Logo depois estão os aplicativos de compra, mencionados por 75% dos entrevistados e sites das próprias marcas por 57%.
Já as redes sociais, como Instagram e Facebook, foram mencionados por 26% dos entrevistados.
Google como principal fonte de pesquisa
Para encontrar o produto ideal, os jovens recorrem ao Google. Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados (60%) – Millennials e geração Z – utiliza o buscador como principal forma de consulta de produtos e preços.
Em seguida, os meios mais citados foram os próprios sites das marcas preferidas (53%) e os e-commerces (marketplaces) de lojas digitais (51%).
Preço é o que pesa mais na hora de decidir
Quando perguntados sobre quais são os fatores predominantes no momento da decisão da compra, a maioria dos entrevistados (35%) mencionou preço, seguido de qualidade do produto (31%) e promoções e descontos (31%).
Sobre as formas de pagamento, o cartão de crédito liderou como meio preferido, mencionado por 87% dos entrevistados. O Pix seguiu na vice-liderança (59%) e o boleto (31%) fechou o TOP 3.