A primavera chegou, o clima começa a ficar mais ameno e os sorvetes voltam ao topo das buscas. Mas prazer e culpa sempre andam juntos quando o assunto é sorvete. Se alguém inventasse um sorvete de baixíssima caloria, ficaria rico. Bom, isso aconteceu.
Essa é uma equação que Rodrigo Studart conseguiu resolver com seus sorvetes de baixíssimas calorias. Fundada em 2018, a Lowko saiu do zero para os R$ 5 milhões em faturamento em um ano e fechou parcerias com grandes nomes, como sucos DoBem (Ambev), SuperCoffee e Taeq (GPA). Ele está presente em mais de 700 pontos no país.
Tudo começou com uma sorveteria comum
A intimidade de Rodrigo com o produto vem de longa data, pois sua família era dona de uma sorveteria. O empresário é formado em engenharia de produção pela PUC-RJ e pós-graduado em finanças na Faculdade Dom Cabral. Atuante no mercado, ao encerrar a pós, sentiu uma necessidade de crescer mais e foi para Chicago, EUA, cursar MBA em Business.
Foi lá que despertou seu interesse em empreender ao achar um produto inovador, com alta demanda e para o qual nenhuma empresa no Brasil estava olhando com o devido carinho: o sorvete de baixa caloria.
De volta ao Brasil, Rodrigo trouxe a tecnologia para criar o sorvete de baixa caloria. Com uma fórmula única usando produtos de origem natural, sem adição de açúcar, com teor de gordura reduzido, ele transformou em realidade o desejo de tomar um sorvete sem a culpa das calorias.
A Lowko recebeu do fundo alemão GFC, da Rocket, cerca de R$ 7 milhões como uma aposta no sucesso da marca. A marca passou também pelo Scale-up Endeavor, programa que ajuda as empresas a desenvolverem as bases de processos, pessoas e capital para crescer com consistência. A Ambev se interessou pelo modelo de negócio da Lowko e o programa Endeavor uniu as empresas, conectando a startup com importantes players, como o Grupo Pão de Açúcar e Cargill.
“E não é que a ‘lowkura’ venceu? Buscamos transformar em realidade o desejo de tomar um sorvete todos os dias, sem culpa. Prezamos pelo sabor e pela qualidade dos ingredientes, sem adição de açúcar ou adoçantes artificiais e com equilíbrio nutricional. Isso só foi possível graças às parcerias fechadas que potencializaram nossa marca”, comemora Rodrigo Studart.