O índice S&P 500 encerrou em queda nesta quinta-feira, com investidores lidando com o mais recente anúncio de tarifas comerciais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prejudicou as ações da General Motors e da Ford.
Trump anunciou na quarta-feira seu plano de implementar uma tarifa de 25% sobre carros e caminhões leves importados a partir de 3 de abril, enquanto a taxa sobre autopeças começa em 3 de maio.
Investidores também estão se preparando para uma onda de tarifas recíprocas que Trump planeja revelar na próxima semana, embora o presidente tenha dado a entender que pode haver espaço para flexibilidade.
Em uma sessão volátil em Wall Street, a General Motors caiu mais de 7% e a Ford cedeu 3,9%. As fabricantes de peças automotivas Aptiv e BorgWarner perderam cerca de 5% cada uma.
As políticas comerciais inconstantes de Trump criaram incertezas em Wall Street, com investidores preocupados com possíveis interrupções nas cadeias de suprimentos, investimentos prejudicados e riscos inflacionários ameaçando o crescimento econômico global.
"Investidores estão realmente cautelosos com Trump e suas políticas. Mais do que as políticas, as constantes reviravoltas", disse Jed Ellerbroek, gerente de portfólio da Argent Capital. "Isso deixa as pessoas realmente nervosas para tomar decisões de investimento de longo prazo, quer estejamos falando de empresas ou de investidores."
O S&P 500 caiu 0,33%, para 5.693,31 pontos. O Nasdaq cedeu 0,53%, para 17.804,03 pontos. O Dow Jones recuou 0,37%, para 42.299,70 pontos.
Dos 11 setores do S&P 500, oito caíram, liderados pelo de energia, com baixa de 0,85%, seguido por uma perda de 0,84% no de serviços de comunicação.