O gigante do streaming de áudio Spotify projetou nesta terça-feira lucro para o quarto trimestre superior às estimativas de Wall Street, apostando em cortes de custos e no forte crescimento do número de assinantes durante a crucial temporada de festas de fim de ano.
A empresa sueca demitiu funcionários, descontinuou podcasts e cortou seus gastos com marketing ao longo do último ano para aumentar a lucratividade. A companhia também aumentou os preços de seus planos nos Estados Unidos para capitalizar a demanda por seus produtos premium.
O Spotify espera um lucro operacional de 481 milhões de euros no quarto trimestre, em comparação com a estimativa média dos analistas compilada pela LSEG de 445,7 milhões de euros.
Sua previsão para usuários ativos mensais de 665 milhões também ficou acima das estimativas de 661 milhões, de acordo com a Visible Alpha. O Spotify espera adicionar cerca de 8 milhões de assinantes premium no trimestre, o que levaria o total a 260 milhões.
A empresa oferece um serviço gratuito suportado por anúncios com recursos limitados e um serviço pago baseado em assinatura que dá acesso a todas as suas funções premium.
O Spotify vem adicionando mais recursos premium para atrair usuários e, em setembro, expandiu para quatro novos mercados, incluindo os EUA, uma ferramenta que cria playlists usando inteligência artificial generativa.
Isso ajudou a aumentar em 12% o número de assinantes premium, para 252 milhões, em comparação com estimativas da Visible Alpha de 251 milhões. O volume de usuários ativos mensais aumentou 11%, para 640 milhões, e também ficou ligeiramente acima das expectativas.
A receita geral, contudo, subiu 19% no terceiro trimestre, a 3,99 bilhões de euros, abaixo das estimativas de 4,02 bilhões de euros, em meio a fraqueza do mercado de publicidade digital.
No terceiro trimestre, o lucro bruto do Spotify saltou 40%, para 1,24 bilhão de euros, em comparação com as estimativas de 1,22 bilhão de euros. A margem de lucro bruto aumentou para 31,1%, de 29,2% no trimestre anterior.