Lançado em 2020 no governo Bolsonaro, o Pix se tornou rapidamente o meio de pagamento favorito do brasileiro, ultrapassando até o cartão de crédito na preferência popular. Mas o sucesso não conquistou somente o consumidor, afinal, até as empresas se renderam de vez ao Pix. Sim, elas estrão trocando o boleto e o cartão de crédito pelo Pix.
Segundo a fintech WePayments, especializada em pagamentos e cobranças de altos volumes de empresas para terceiros, houve um aumento de mais de 50% no número de pagamentos via chave Pix, o que antes era pago para agência e conta.
“Cerca de 98% dos pagamentos que processamos por mês são feitos via Pix”, explica Fernanda Zago, especialista em meios de pagamentos para o Brasil e CEO da WePayments. “Até mesmo no setor de Educação, em que a emissão de boletos para cobrança de mensalidade é predominante, houve crescimento de 40% nos pagamentos realizados via Pix. É uma mudança significativa no tradicional método de cobrança das instituições de ensino.”
As mudanças serão gritantes já neste Natal
Segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o Natal de 2022 terá 118,7 milhões de consumidores saindo às compras, injetando cerca de R$ 6,6 bilhões na economia. Com isso, os comerciantes precisam apostar em pagamentos instantâneos, como o Pix.
“É muito importante que os comércios eletrônicos tenham uma gama de meios de pagamento diversificada, dando ao consumidor possibilidades de escolher qual o meio de pagamento mais conveniente na hora da compra, além de evitar o abandono de carrinho e ampliar as chances de conversão”, explica Fernanda.