As viagens corporativas regressaram à esteira de crescimento após dois anos críticos de fronteiras fechadas, reflexos do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Mas, agora, as projeções voltaram a ser otimistas.
Globalmente, as viagens corporativas devem chegar a US$ 2 trilhões até 2028, com crescimento médio anual de 13,2%. É o que diz o relatório divulgado pela Valuates Reports, empresa de tendências do mercado.
No Brasil, o segmento faturou mais de R$ 1 bilhão no mês de maio, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP). No entanto, conforme a entidade, o alto custo do segmento impactou diretamente a recuperação do índice de viagens, que ficou 35% abaixo do que foi registrado no mesmo período de 2019.
Nesse cenário, as soluções tecnológicas desempenham um papel fundamental para controlar custos, otimizar o tempo e gerar economia para as empresas que lidam com as viagens dos seus funcionários.
Redução de custos em tempos de crise
A Teknisa, empresa mineira de software com foco em food service, encontrou a solução que precisava. A startup estava em busca de uma ferramenta de gestão eficiente e intuitiva, foi quando decidiu contratar a Onfly para otimizar a gestão de viagens e despesas por meio da plataforma all-in-one.
Em pouco tempo sentiu a redução de custo em vários aspectos. A começar pela taxa de serviço. Antes, a Teknisa utilizava a Transaction fee (Taxa de transação), modelo no qual a cobrança é feita por cada transação realizada. Agora, com a utilização do Licença de uso, sistema que faz parte da plataforma Onfly, ela usufrui da licença de uso por meio de pacote.
“No modelo anterior pagávamos R$ 15,00 por cada requisição. Ou seja, 50 solicitações custavam R$ 750,00. Com a Onfly, pagamos R$ 199,00 pela mesma quantidade de pedidos”, diz Diego Armando, gerente Administrativo da Teknisa.
O relatório de despesas de viagens (RDV) customizado pela Onfly também torna a gestão das despesas dos colaboradores mais prática, além de otimizar o tempo e dar mais qualidade às entregas.
Relacionamento mais próximo
Há dois meses utilizando a plataforma, a Marvin – Compras & Finanças, fintech dos recebíveis, sentiu em pouco tempo a redução nos custos ao utilizar os serviços da travel tech, especialmente em aéreos, hospedagens, locação de veículos e reembolsos.
“Ainda não temos grandes históricos, mas já conseguimos economizar algo em torno de 20%”, conta Iolanda Leguizamon, analista de Pagamentos da Marvin.
Leticia Rolin, compradora na Superlógica, empresa de gestão de condomínios, disse que ficou mais fluido fechar as viagens dos funcionários pela plataforma. “Utilizar a tecnologia da Onfly tornou o processo mais prático, ágil e organizado”, reforça.
Em pouco mais de oito meses de uso, a empresa economizou, em média, entre 15 e 20% em viagens corporativas.
(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato.