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Teremos de trocar de celular por causa do 5G? Quanto custará?

Especialista em Direito do Consumidor esclarece que informações devem ser obrigatoriamente esclarecidas pelas operadoras

18 ago 2022 - 06h20
Foto: Adobe Stock

O 5G já é uma realidade no Brasil. As operadoras de telefonia já começam a operar em algumas capitais com a tecnologia 5G, que oferece internet até 20 vezes mais rápida do que a tecnologia anterior, o 4G.

Diante desse quadro, algumas perguntas são inevitáveis: Você precisará substituir o seu celular ou não? É necessário aderir a um novo plano junto às operadoras? Teremos que pagar a mais para ter o 5G?

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O que diz o advogado especialista

“O Código de Defesa do Consumidor estabelece que essas informações devem ser obrigatoriamente esclarecidas pelas operadoras de telefonia móvel que fornecerão essa tecnologia”, diz Enki Della Santa Pimenta, advogado e especialista em Direito do Consumidor, professor de Direito do Consumidor e Direito Civil no MeuCurso. 

“Algumas operadoras como a Claro e Vivo, por exemplo, afirmaram que, nesse primeiro momento, por ser uma fase de testes da nova tecnologia, não cobrarão de seus consumidores o acesso ao 5G; já a empresa Tim informou que uma parte será gratuita e a outra parte será paga por seus consumidores, a depender do plano”, avisa ele. “Quanto à Oi, ainda não há uma divulgação concreta, mas, em princípio, ela também irá competir no mercado com a nova tecnologia.”

O momento, portanto, é de cautela e de busca por informações. As operadoras podem ser grandes aliadas de seus clientes nesse início da implantação da nova tecnologia.

“Verifique, junto à sua operadora de rede móvel, a compatibilidade de seus aparelhos móveis, bem como as cobranças que poderão ser realizadas na prestação desse novo serviço e os procedimentos necessários para aderir a ele”, aconselha o especialista.

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