A Apple divulgou seu relatório de diversidade nesta terça-feira e revelou que apenas 30% de sua força de trabalho é composta de mulheres. O número é ainda maior quando separado por setor. Em tecnologia, 20% do pessoal são mulheres.
Quando o assunto são cargos de liderança, 72% deles são homens e 28% são mulheres.
Se separado por etnias é possível ver uma predominância de brancos e asiáticos na empresa. Do total, 55% são brancos e 15%, asiáticos. Os latinos aparecem com 11%, seguido dos afrodescendentes com 7%.Em cargos-chave, 64% são brancos. E do total, 21%, asiáticos.
Os números de diversidade da Apple são similares a outras grandes empresas do Vale do Silício que divulgaram seus relatórios recentemente. O Facebook reportou que 69% de sua força de trabalho masculina e 57% são da etnia branca. No Twitter, 70% de seus trabalhadores são homens e 59% são brancos. A única surpresa recente foi com o eBay, que possui 42% de seu quadro de colaboradores composto de mulheres.
Não estou satisfeito, diz Tim Cook
No relatório, assinado pelo presidente da companhia, Tim Cook, a Apple afirma que possui atualmente 98 mil funcionários no mundo todo. O executivo deixa claro que os dados apresentados no documento não o deixaram contente. “Como CEO, eu não estou satisfeito com os números nesta página. Eles não são novos e nós estamos trabalhando bem pesado por um bom tempo para melhorá-los”, disse Cook. “Mas estamos fazendo avanços, e estamos comprometidos em ser inovadores em diversidade como somos inovadores em fazer novos produtos”.
Saiba quem são os bilionários da tecnologia