Oferecimento

Tombini: expansão anual de 2% do PIB no 3º trimestre não é suficiente

Produto Interno Bruto do Brasil teve expansão de 2,2% no terceiro trimestre de 2013 na comparação com igual período de 2012

24 jan 2014 - 08h47
(atualizado às 08h48)

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira que o patamar de crescimento anual de 2% do Brasil registrado no terceiro trimestre de 2013 não é suficiente. "Não é bom o suficiente e precisamos fazer mais", disse Tombini no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas) do Brasil teve uma expansão de 2,2% no terceiro trimestre de 2013 na comparação com igual período de 2012. Entretanto, quando comparado com o segundo trimestre, a atividade registrou contração de 0,5% entre julho e setembro.

Publicidade

Para Tombini, o início da redução do estímulo pelo banco central americano tem tido um saldo positivo para o Brasil. O Federal Reserve, anunciou em dezembro redução de seu agressivo programa de compra de títulos mensais em US$ 10 bilhões, para US$ 75 bilhões.

Sobre um movimento global de saída dessas medidas de política monetária, o presidente do BC brasileiro disse que ela "não é sincronizada" neste momento.

"Isso é bom de algumas maneiras já que não há um efeito de aspirador de pó... mas você pode ter mais volatilidade nas taxas de câmbio", argumentou.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações