Investir em marketing é essencial para as empresas se destacarem e vender mais, com a perspectiva de aumentar o investimento em quase 90% nos próximos anos.
Investir em marketing se tornou um dos principais diferenciais para as empresas se destacarem no mercado. De acordo com uma pesquisa realizada pela a NTT DATA, junto a MIT Technology Review, 10% das empresas entrevistadas destinaram mais de 60% dos seus investimentos em marketing para o digital. A perspectiva é aumentar o investimento em quase 90% nos próximos anos.
Anuncie seus produtos e serviços na internet e veja sua empresa crescer. Planos a partir de R$16,90/mês
Quando o assunto é vender mais, apostar numa boa estratégia de marketing continua sendo essencial, principalmente para driblar os concorrentes, e por isso é fundamental que a alta liderança das empresas também estejam conectadas com esse tema. Segundo a McKinsey, consultoria global de gestão, o marketing boca a boca influencia de 20 a 50% das decisões de compra, sendo mais efetivo que a publicidade paga.
“O investimento nas estratégias de marketing é necessário, através dele as empresas constroem autoridade no mercado, criando conteúdo, apresentando produtos, serviços e ideias para os consumidores. A fidelização de clientes e a diferenciação dos concorrentes também estão atreladas ao marketing, a comunicação personalizada cria um ótimo vínculo entre as marcas e o público, gerando pontos para se destacar da concorrência”, aponta Carolina Fernandes, CEO e fundadora da Cubo Comunicação, hub de comunicação e marketing que fornece soluções personalizadas e customizadas para marcas de diferentes segmentos e portes.
Ela traz três motivos e dicas para os líderes de empresas conhecerem mais sobre a importância do marketing em seus negócios.
1. Marketing gera negócios: alinhe sempre com os objetivos empresariais – As estratégias de comunicação precisam estar alinhadas com os objetivos de negócios da empresa. Mostre como campanhas específicas podem ajudar a atingir metas como aumento de receita, expansão de mercado e melhoria da imagem corporativa.
2. Marketing não precisa ser complexo! Desmistifique o marketing digital – Explique de forma clara e sem jargões como ferramentas digitais, como SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais, funcionam e como elas podem ser utilizadas para alcançar os objetivos da empresa.
3. Marketing é mensurável! Fale a linguagem dos números – Mostre como as estratégias de marketing podem ser quantificadas, que líder não gosta de saber o quanto isso vai gerar retorno? “Aperte a tecla SAP” nas siglas e mostre métricas de desempenho como ROI (retorno sobre o investimento), CAC (custo de aquisição de clientes) e LTV (tempo de vida do cliente).
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.