O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado que está discutindo com várias pessoas a compra do TikTok e deve tomar uma decisão sobre o futuro do aplicativo popular nos próximos 30 dias.
"Falei com muitas pessoas sobre o TikTok e há grande interesse no TikTok", disse Trump a repórteres no Air Force One durante um voo para a Flórida.
Mais cedo no dia, a Reuters informou que duas pessoas com conhecimento das discussões disseram que a administração Trump está trabalhando em um plano para salvar o TikTok que envolve recorrer à empresa de software Oracle e a um grupo de investidores externos para efetivamente assumir o controle das operações do aplicativo.
Sob o acordo que está sendo negociado pela Casa Branca, a proprietária chinesa do TikTok, ByteDance, manteria uma participação na empresa, mas a coleta de dados e as atualizações de software seriam supervisionadas pela Oracle, que já fornece a base da infraestrutura da Web do TikTok, disse uma das fontes à Reuters.
No entanto, em seus comentários aos repórteres no voo, Trump disse que não havia falado com Larry Ellison da Oracle sobre a compra do aplicativo.
Questionado se ele estava fechando um acordo com a Oracle e outros investidores para salvar o TikTok, Trump disse: "Não, não com a Oracle. Várias pessoas estão falando comigo, pessoas muito substanciais, sobre comprá-lo e eu tomarei essa decisão provavelmente nos próximos 30 dias. O Congresso deu 90 dias. Se pudermos salvar o TikTok, acho que seria uma coisa boa."
As fontes disseram que os termos de qualquer acordo potencial com a Oracle eram fluidos e provavelmente mudariam. Uma fonte disse que o escopo total das discussões ainda não foi definido e pode incluir as operações dos EUA, bem como outras regiões.
Outros que estão disputando a aquisição do TikTok, incluindo o grupo de investidores liderado pelo bilionário Frank McCourt e outro envolvendo Jimmy Donaldson, mais conhecido como a estrela do YouTube Mr. Beast, não fazem parte da negociação da Oracle, disse uma das fontes.
De acordo com os termos do acordo, a Oracle seria responsável por abordar questões de segurança nacional. O TikTok inicialmente fechou um acordo com a Oracle em 2022 para armazenar informações de usuários dos EUA para aliviar as preocupações de Washington sobre a interferência do governo chinês.
A gestão do TikTok permaneceria, para operar o aplicativo de vídeos curtos, de acordo com uma das fontes.