O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que o presidente chinês, Xi Jinping, não está se movendo rápido o suficiente para chegar a um acordo comercial e que os Estados Unidos "vão taxar" a China até que um acordo seja fechado.
Falando a jornalistas, Trump também disse não estar preocupado com a queda acentuada no índice Dow Jones depois de ter anunciado, nesta quinta-feira, que os EUA vão cobrar tarifas adicionais sobre produtos chineses.
O Dow Jones fechou em queda de 1,05%, perdendo 280,85 pontos, revertendo os ganhos de mais cedo depois que Trump disse, no Twitter, que vai impor tarifas de 10% sobre um adicional de 300 bilhões de dólares em importações chinesas a partir de 1º de setembro.
Trump, que frequentemente diz que as tarifas são um imposto pago pela China, disse aos repórteres que as alíquotas propostas poderiam ser aumentadas em etapas e que poderiam superar 25%.
O anúncio de Trump veio depois que negociadores dos EUA e da China concluíram. na quarta-feira. uma reunião de dois dias em Xangai, sem sinais significativos de progresso na resolução de uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.