Oferecimento

Trump nomeia David Sacks, ex-executivo do PayPal, como czar de IA e criptomoedas

6 dez 2024 - 08h52

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira a nomeação de David Sacks, ex-diretor de operações do PayPal, como seu "czar de inteligência artificial e criptomoedas da Casa Branca".

"Ele trabalhará em uma estrutura legal para que o setor de criptomoedas tenha a clareza que vem pedindo e possa prosperar nos EUA", disse Trump em uma publicação em sua plataforma Truth Social, sem dizer se "czar" é um título oficial.

Publicidade

O czar das criptomoedas e outras autoridades do novo governo de Trump, como os presidentes de agências reguladoras, devem reformular a política dos EUA em relação às moedas digitais, junto de um conselho consultivo de criptomoedas recém-criado.

Apoiadores de Trump no setor de tecnologia geralmente querem ver uma regulamentação mínima em torno da IA e das criptomoedas, como o bitcoin, dizendo que Washington estrangula setores inovadores com regras excessivas.

Elad Gil, um empresário que investiu em empresas como Airbnb e a plataforma de criptomoeda Coinbase, chamou a escolha de Sacks de "uma jogada forte" em uma publicação no X. Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, escreveu no X: "parabéns ao czar @DavidSacks!"

"Sacks provavelmente terá um toque leve na regulamentação, mas não sem algumas barreiras", disse Steve Jang, fundador da Kindred Ventures, à Reuters. Jang co-investiu com Sacks em startups de criptomoedas e IA.

Publicidade

Ele previu que Sacks priorizará a regulamentação de como a IA é usada em determinados aplicativos críticos em vez de se concentrar na regulamentação do desenvolvimento dos próprios modelos de IA. 

Trump já havia anunciado na quarta-feira a nomeação do proeminente defensor de criptomoedas Paul Atkins para liderar a SEC, a agência reguladora dos mercados de capitais dos EUA, em um movimento comemorado pelo setor.

Trump - que uma vez rotulou as criptomoedas de fraude - abraçou os ativos digitais durante sua campanha, prometendo fazer dos EUA a "capital das criptomoedas do planeta" e acumular um estoque nacional de bitcoin.

O bitcoin ultrapassou a marca de 100.000 dólares pela primeira vez na quarta-feira, um marco saudado até mesmo pelos céticos como um amadurecimento dos ativos digitais, já que os investidores apostam em um governo amigável dos EUA para consolidar o lugar das criptomoedas nos mercados financeiros.

Publicidade

Sacks é considerado um membro da "Máfia do PayPal", formada por ex-funcionários e executivos da empresa de finanças digitais, que inclui Peter Thiel e Elon Musk, apoiadores proeminentes de Trump.

Ele foi um dos primeiros defensores das criptomoedas, dizendo à CNBC em uma entrevista em 2017 que acreditava que a ascensão do bitcoin, a principal criptomoeda do mundo, estava revolucionando a Internet.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se