Oferecimento

Trump pede US$1 trilhão em investimentos sauditas e preços do petróleo mais baixos

23 jan 2025 - 13h43
(atualizado às 15h15)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que demandará que a Arábia Saudita e a Opep reduzam o custo do petróleo e pedirá a Riad que aumente o pacote de investimentos planejado nos EUA para 1 trilhão de dólares, em comparação com os 600 bilhões de dólares informados inicialmente.

Seus comentários foram feitos um dia depois que Trump e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, discutiram o que a Casa Branca chamou de "ambições econômicas internacionais" do reino, além de questões comerciais.

Publicidade

Mais cedo nesta quinta-feira, a agência de notícias Saudi State disse que o reino quer alocar 600 bilhões de dólares em investimentos e comércio com os EUA nos próximos quatro anos.

"Mas pedirei ao príncipe herdeiro, que é um cara fantástico, para arredondar o valor para cerca de 1 trilhão de dólares", disse Trump ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. "Acho que eles farão isso porque temos sido muito bons com eles."

Ele também pediu à nação do Golfo que reduza os preços do petróleo, dizendo que isso poderia ajudar a acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia.

"Se o preço caísse, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia terminaria imediatamente. Neste momento, o preço está alto o suficiente para que a guerra continue -- é preciso baixar o preço do petróleo", disse Trump, falando remotamente por meio de um link de vídeo.

Publicidade

"Eles deveriam ter feito isso há muito tempo. Eles são muito responsáveis, na verdade, até certo ponto, pelo que está acontecendo", acrescentou Trump.

O escritório de comunicações do governo saudita não retornou imediatamente um pedido de comentário sobre as falas de Trump no fórum.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações