Não é só experiência, legado e memória que Senor Abravanel, o Silvio Santos, deixa para seus herdeiros. O apresentador, que morreu na madrugada deste sábado, 17, era considerado um dos mais ricos do Brasil pela Forbes, com fortuna avaliada em R$ 1,6 bilhão.
Segundo a revista, especializada em economia e finanças, a origem do patrimônio de Silvio Santos é o SBT. O Sistema Brasileiro de Televisão surgiu em 1981, da concessão da extinta TV Tupi, a primeira televisão brasileira. A emissora foi fundada em 1950 por Assis Chateaubriand, e faliu em 1980.
Atualmente, o SBT é a segunda maior rede de televisão do Brasil, com 114 emissoras afiliadas, mas é a terceira mais vista. O grupo perdeu a vice-liderança na audiência para a record entre 2007 e 2015, e desde 2020.
O SBT foi importante instrumento para o sucesso dos demais negócios de Silvio Santos. Ex-camelô e vendedor de canetas, o empresário investiu em marcas conhecidas do seu público, entre elas a Jequiti Cosméticos, o Baú da Felicidade e a Tele Sena.
Ainda de acordo com a Forbes, Silvio Santos construir portfólio de mais de 30 empresas, entre elas a Simba Content, programadora que negocia conteúdo da Record, SBT e RedeTV!; a Liderança Capitalização (promotora da Tele Sena), o hotel Jequitimar, a Sisan Empreendimentos Imobiliários e a TV Alphaville.