Agilidade, segurança e praticidade. Esses são alguns dos atrativos da carteira de trabalho digital, lançada em janeiro pelo Ministério do Trabalho. O serviço chegou ao município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e até dezembro uma unidade móvel percorrerá os bairros da cidade emitindo as novas carteiras.
O trabalho está sendo feito pela secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Renda em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (Fundec), da prefeitura local.
Segundo o secretário municipal de Trabalho, Ezequiel Lourenço, a ação beneficia principalmente os jovens. “Constatamos que grande parte das carteiras emitidas são para os jovens que buscam o primeiro emprego. Com o documento em mãos, a chance de conseguir a vaga é maior. A partir desses dados, temos mantido contato com as empresas parceiras para contratar nossos jovens, tanto que o nosso balcão de empregos está sempre presente nessas ações, captando currículos e oferecendo cursos profissionalizantes”, explicou.
A nova carteira de trabalho é válida em todo o território nacional e, além das informações da carteira profissional antiga, vem com uma tarja magnética e numeração única para todas as vias, com uma aparência semelhante à de um passaporte. As mudanças buscam reduzir o número de fraudes, por favorecer a segurança nos processos operacionais. Outra vantagem do modelo é informar se o empregador vem recolhendo corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e as contribuições previdenciárias.
Todas as informações, após serem digitalizadas, são armazenadas em um banco de dados e a entrega do documento ocorre no prazo máximo de 15 dias úteis. Os interessados devem ter a partir de 15 anos e comparecer à unidade móvel da Fundec portando CPF, carteira de identidade, título de eleitor, comprovante de residência e carteira profissional antiga.
Nesta quarta-feira, a unidade móvel estará no bairro Olavo Bilac. O horário de atendimento será sempre das 9h às 17h. Para saber o local por onde as unidades vão passar nos próximos meses, o interessado deve ligar para (21) 3661-9689.