No último dia 3, a Unipar, do empresário Frank Geyer Abubakir, uma das principais indústrias químicas e petroquímicas do Brasil, inaugurou sua primeira fábrica fora do Sudeste, localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia. Com um investimento de R$ 234 milhões, a nova unidade visa atender às demandas dos setores de saneamento, higiene e agronegócio no Nordeste.
Com capacidade para produzir anualmente 20 mil toneladas de cloro, 22 mil toneladas de soda cáustica, 23 mil toneladas de ácido clorídrico e 160 toneladas de hipoclorito de sódio, produtos essenciais para o tratamento de água e esgoto, bem como para a produção de itens de limpeza e higiene, a companhia está alinhada às metas do Marco Legal do Saneamento, que busca universalizar o acesso à água e ao tratamento de esgoto no Brasil até 2033. Além disso, a empresa planeja instalar novos equipamentos para fornecer matérias-primas ao agronegócio.
Durante a fase de construção, a unidade gerou mais de 350 empregos diretos e indiretos. Atualmente, mantém cerca de 50 postos de trabalho, entre funcionários diretos e terceirizados. Para qualificar a mão de obra local, a Unipar investiu aproximadamente 6 mil horas em treinamento. Para Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar, a inauguração dessa unidade é um marco na história da companhia e marca a expansão geográfica da empresa, sendo a primeira planta fora do Estado de São Paulo. “Estamos expandindo não apenas nossa capacidade produtiva, mas também nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e proximidade com os clientes”, afirma o executivo.
A escolha de Camaçari para sediar a nova fábrica deve-se à infraestrutura consolidada do Polo Petroquímico, facilitando o atendimento aos mercados da Bahia e de todo o Nordeste. A localização estratégica oferece fácil acesso a importantes vias de transporte e ao Porto de Aratu, essencial para o escoamento da produção.
Compromisso com a sustentabilidade e o investimento social na Bahia.
A fábrica de Camaçari utiliza energia 100% renovável, proveniente do Parque Eólico de Tucano, na Bahia. A Unipar, por meio de uma joint venture, possui participação em 25 aerogeradores do parque, reforçando seu compromisso com o uso de energias renováveis. A unidade também adota tecnologia de ponta para otimizar o consumo de energia, como a tecnologia de membrana zero gap, que reduz o consumo de energia elétrica em cerca de 10%.
Desde 2023, a região de Camaçari é prioritária no Edital de patrocínio de projetos sociais da Unipar e Instituto Unipar. Em 2024, os projetos apoiados pela Unipar na Bahia impactaram mais de 80 mil pessoas, com destaque para o livro “Iconografia Baiana”, que preserva a história do Brasil e da Bahia.
Para 2025, a Unipar selecionou quatro projetos para apoio: o Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, que busca reduzir a mortalidade infantil; o Instituto Mais Ação, em Tucano, que promove formação integral para crianças por meio do esporte; o Instituto Água Viva, que oferecerá atendimento odontológico itinerante para idosos em Camaçari e regiões próximas; e o Judô Mais, que ensina judô para crianças de escolas públicas.
"Nossa participação em iniciativas locais reflete o compromisso da Unipar em construir relações transparentes e contribuir para o crescimento harmonioso da região. Acreditamos que a troca de experiências e parcerias em cada região são fundamentais para o sucesso do nosso trabalho e o bem-estar das comunidades”, conclui Rogério Catarinacho, diretor da fábrica de Camaçari.