O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu inesperadamente suas previsões para a produção de milho e soja dos EUA nesta quinta-feira, com o corte da safra de soja devido à uma área plantada menor, enquanto a colheita de milho diminui por uma produtividade mais baixa ante o esperado.
A estimativa para produção de soja foi reduzida em relação ao considerado em setembro em decorrência de uma diminuição na área total de colheita em importantes Estados, como Illinois e Minnesota.
Apesar dos cortes, a safra da oleaginosa dos EUA ainda deve ser a maior da série histórica, enquanto a de milho deve ser a segunda maior já registrada.
A safra de milho foi vista em 14,778 bilhões de bushels, com base em um rendimento médio de 180,7 bushels por acre, disse o governo em seu relatório mensal de oferta e demanda. A produção de soja foi fixada em 4,690 bilhões de bushels, com rendimentos médios de 53,1 bushels por acre.
"Ainda é uma safra muito grande", disse Bob Utterback, presidente da Utterback Marketing. "Não é tão ruim quanto nós pensamos que seria. Com os atrasos por causa da chuva, eu penso que o mercado vai assumir a posição de que (os rendimentos) poderiam diminuir um pouco."
Analistas esperavam que a produção de milho fosse estimada em 14,872 bilhões de bushels, com o rendimento médio de 181,8 bushels por acre, e a safra de soja a 4,733 bilhões de bushels, com a produtividade em 53,3 bushels por acre, com base na média de previsões em pesquisa da Reuters.
Em setembro, o USDA previa uma safra de milho de 14,827 bilhões de bushels e uma de soja de 4,693 bilhões de bushels.
Os contratos futuros de milho e soja na Bolsa de Chicago, que foram negociados em território negativo pela maior parte da manhã, passaram a subir após o relatório.
"Isso faz você pensar o que aconteceria se a produtividade caísse ainda mais, especialmente com o tempo que estamos tendo", disse Ted Seifried, estrategista-chefe de mercados agrícolas na corretora Zaner Group.
O USDA estimou a área total de soja nos EUA a 88,348 milhões de acres, e a área de milho a 81,767 milhões.
O USDA aumentou a previsão para os estoques finais de milho na temporada 2018/19 para 1,813 bilhão de bushels e o total acumulado de soja para 885 milhões de bushels, ambos abaixo das estimativas de analistas. Se a previsão se tornar realidade, os estoques finais da oleaginosa serão os maiores já registrados.
As reservas de trigo dos EUA foram revistas para 956 milhões de bushels, ante 935 milhões.