Hoje, a população com mais de 50 anos ultrapassou a faixa dos 54 milhões de brasileiros. Segundo o site Longevidade, a cada 21 segundos uma pessoa no país entra para esta faixa-etária. Mesmo com o aumento crescente, diversos profissionais com ampla experiência convivem com o preconceito e com a falta de oportunidades em um mercado que valoriza a inovação.
Segundo o levantamento do Empregos.com.br, portal de recrutamento e seleção, entre 2021 e 2022, a quantidade de vagas abertas para o público 50+ caiu 32% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Atualmente, a plataforma possui 85 mil candidatos em busca de oportunidades. No entanto, há apenas 372 vagas orientadas para este público. Os setores que mais empregam são: recursos humanos, informática e tecnologia, engenharia e consultoria.
Onde ainda tem vaga
O cargo com mais oportunidades é o de programador, com 33 vagas, o que corresponde a 4.4% do total, seguido por analista de recrutamento e seleção (20), analista de sistemas (20), consultor de crédito imobiliário (15) e analista fiscal (11).
Para a Tabata Silva, gerente do Empregos.com.br, o mercado brasileiro sofre com a escassez de mão de obra especializada e restringir a participação de profissionais seniors pode levar a empresa a perder uma excelente aquisição, que agregaria muito à companhia.
“A contratação de funcionários 50+ é uma aquisição inteligente. Com habilidades desenvolvidas ao longo da carreira, muitos profissionais podem colaborar com o crescimento do negócio. Geralmente, os trabalhadores mais experientes são proativos, práticos, organizados e sabem lidar com situações de tensão devido aos anos de experiência”, explica.
(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato.