Em função de uma lentidão maior nas vendas do varejo registrada em junho, as liquidações de inverno nos shoppings do País começaram mais cedo.
Segundo o diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luís Augusto Ildefonso, com o baixo fluxo de pessoas nos shoppings por conta da Copa do Mundo, os lojistas apressaram as promoções com descontos de até 70%.
Esse foi o caso do Shopping Metrô Itaquera, em São Paulo, em que mais de 80% de suas lojas já estão trabalhando com descontos de 70%. O centro comercial espera que as vendas para o período cresçam 20% ante igual período o ano passado.
Ainda na zona leste da capital, os shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé realizam uma queima de estoque de inverno de 17 a 27 de julho. Botas, camisas, calças e casacos são alguns dos produtos em promoção com descontos de até 50%.
De acordo com Ildefonso, a ideia dos comerciantes é atrair os consumidores com bons preços e uma gama maior de produtos, já que, junto com o comércio fraco, formaram-se também grandes estoques. “O ponto alto dos descontos acontecerá entre o fim de julho e a primeira semana de agosto, quando quase todos os itens das lojas deverão ter preços convidativos”, afirma.
Para ele, em 2014, os consumidores levarão mais vantagem devido à pressa dos lojistas em reverter os estoques em capital de giro para os negócios.
Uma vendedora da C&A de unidade localizada na Região Metropolitana de São Paulo conta que as liquidações começaram há duas semanas com descontos de até 60% para peças de inverno e de estoque. Em outra loja do entorno paulistano, uma vendedora da Arezzo afirmou que as promoções também começaram há duas semanas junto com a procura por botas para enfrentar o frio. Lá os descontos vão até 70%. Nas Pernambucanas, as promoções também de até 70% valem para toda a loja, com destaque para os cobertores.