Oferecimento

Veja como ficou o calendário de São Paulo para o IPVA 2025

22 dez 2024 - 06h00
Foto: Reprodução

Que tal se programar a partir de já para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos)? São Paulo acaba de disponibilizar o calendário (confira a tabela abaixo) e a Calculadora Zapay antecipa, gratuitamente, o valor que cada motorista deverá desembolsar.

A Zapay é uma fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos e foi adquirida recentemente pelo ecossistema de mobilidade Sem Parar. A plataforma acaba de liberar o acesso à Calculadora IPVA 2025, uma ferramenta gratuita que permite aos motoristas de todo o Brasil estimarem pela placa do automóvel, com mais de 90% de precisão, qual será o valor do IPVA para o próximo ano.

Publicidade

Além dessa aplicação, a ferramenta também permite verificar débitos em aberto, como multas, IPVAs anteriores e licenciamento. 

Esse é o terceiro ano consecutivo em que a Zapay disponibiliza esse serviço para ajudar motoristas na tarefa de se programar financeiramente para os débitos veiculares que são cobrados a cada início de ano. Nas versões anteriores da calculadora de IPVA, a empresa registrou mais de 500 mil consultas à plataforma.

“A calculadora de IPVA da Zapay tem um papel bastante útil para motoristas se programarem em relação à gestão do seu veículo ou de sua frota”, explica Callebe Mendes, CEO da Zapay. “Sabendo antecipadamente o valor do tributo, proporcionamos um tempo adicional para os motoristas se organizarem e avaliarem as melhores opções, seja para parcelar ou quitar seus débitos, garantindo uma tomada de decisão mais estratégica da gestão do seu carro”, completa o executivo.

Foto: Reprodução

O valor do IPVA de cada automóvel é baseado na Tabela FIPE, no valor de mercado do veículo e na alíquota, que pode variar entre 1% e 4% do valor do veículo, dependendo do estado em que ele está registrado. Cada estado brasileiro tem autonomia para definir suas próprias alíquotas, por isso o preço do tributo de um mesmo veículo pode variar entre estados.

Publicidade

Além do IPVA, os proprietários de veículos precisam ficar atentos ao licenciamento, outro tributo obrigatório de seu veículo. O não pagamento pode acarretar complicações na hora de retirar o novo documento ou até no processo de venda e transferência do veículo para outro motorista.

O licenciamento é uma taxa obrigatória para a regularização do veículo e emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). O pagamento do licenciamento só é permitido após a quitação do IPVA.

Em São Paulo, o prazo para pagamento do licenciamento do veículo é até o mês de vencimento da última parcela escolhida.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se