As novas tecnologias estão impactando cada vez mais o dia a dia das pessoas e podem ser uma aposta transformadora também para os pequenos negócios. Dessa vez, a sensação do momento é o ChatGPT, um algoritmo baseado em inteligência artificial que oferece ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas sobre os mais diversos assuntos.
A ferramenta foi criada por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, com sede em San Francisco. O nome ChatGPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado generativo”.
Basicamente, o recurso é capaz de realizar infinitas tarefas, desde escrever artigos e notícias e redações escolares até criar códigos inteiros de programação ou ajudar a encontrar erros e bugs em códigos, traçar estratégias de vendas, compor músicas e produzir teses acadêmicas.
Uma solução para pequenas empresas
Engana-se quem pensa que essa inovação só pode ser usada por grandes empresas com nomes reconhecidos no mercado. Ao contrário, a facilidade de acesso e a possibilidade de consultar de temas simples até questões mais complexas traz uma gama de oportunidades para as micro e pequenas.
“O ChatGPT trará inúmeros benefícios para os pequenos negócios, reduzindo custos estratégicos e operacionais por meio desta tecnologia. Suas aplicações no campo do marketing, das finanças, no atendimento ao cliente ou no processo de vendas pode aumentar a sua receita e reduzir os custos”, opina Cristina Araújo, analista do Sebrae e engajadora do Ecossistema de Inovação no Brasil.
Mas, como os donos de pequenos negócios podem surfar nessa onda tecnológica da inteligência artificial? A boa notícia é que existem várias maneiras de aproveitar a tecnologia de chatbots.
O Sebrae listou algumas das possibilidades que podem ser exploradas pelos empreendedores:
- • Atendimento ao cliente
Uso de chatbot para responder a perguntas frequentes dos clientes e fornecer informações sobre seus produtos ou serviços.
- • Marketing automatizado
Os chatbots podem enviar mensagens personalizadas e ofertas especiais aos clientes.
- • Processos internos
É possível automatizar tarefas repetitivas, como agendamentos e pedidos, por meio dos chatbots.
- • Análise de dados
Coletar e analisar dados dos clientes para entender melhor suas necessidades e qualificar a experiência do cliente também pode ser uma estratégia.
- • Integração de aplicativos
Chatbot pode ser integrado com outros aplicativos, como CRMs, para aprimorar a eficácia dos processos.
Outros usos do ChatGPT na PME
Para além dessas alternativas, Cristina destaca a tecnologia pode ser aplicada ainda na elaboração de conteúdo de marketing, brainstorming de ideias, automatização do processo de vendas e o aumento do envolvimento do cliente, levando a uma maior fidelidade e retenção.
Porém, como toda novidade tecnológica existem controvérsias em relação à regulação do uso da nova ferramenta.
“Entusiastas da ciência e tecnologia dividem opiniões quando se fala sobre a substituição do homem pela máquina”, alerta a especialista do Sebrae.
A tendência baseada em deep learning ou machine learning já é uma realidade em muitos setores da economia e já está gerando novas profissões e eliminando algumas outras.
Fonte: Agência Sebrae