Nos dias de hoje, trabalhar em casa tem sido uma prática cada vez mais comum no mundo dos negócios. O funcionário foge do trânsito, faz seu próprio horário e se comunica com os colegas de trabalho por meio da internet. No entanto, não só de flores vive aquele que pratica o home-office: há muitos pontos negativos nesse tipo de trabalho.
Confira algumas dicas dadas por Débora Monique, sócia-diretora da empresa Organizup, especializada em coaching de carreira e pessoal, para que seu trabalho não seja prejudicado pela sua rotina em casa e para que o contrário também não aconteça:
1. Separe a sua casa do seu trabalho
Separe um espaço para montar a infra-estrutura do seu escritório. Pegar o notebook no colo e ir a qualquer canto da casa pode atrapalhar no seu rendimento. Saiba separar o espaço certo para cada atividade.
2. Mesmo em casa, bata cartão
Estabeleça um horário e cumpra esse compromisso. Só assim, você conseguirá manter-se dentro da linha entre o limite e a disciplina, nãon fazendo horas extras à toa e não esquecendo dos compromissos do trabalho por conta de outros relacionados à sua vida pessoal.
3. Troque de roupa
Tudo bem que você não será visto por seus colegas de trabalho - a menos que use teleconferências no Skype ou algo do tipo -, mas procure não trabalhar de pijama. Isso ajuda a convencer a mente de que o momento é de trabalho e não de lazer.
4. Feche a porta e fique sozinho
Se tiver um escritório próprio, feche a porta. Se morar com mais alguém, explique que esse é seu horário de trabalho e exija respeito quanto a isso.
5. Tenha uma boa cadeira
Também em casa é necessário manter a postura na hora de trabalhar. Afinal, o seu corpo não perdoará se ficar por horas e horas em uma posição não adequada.
6. Anote, não corra para o computador
Teve aquela ideia espetacular de madrugada? Evite a ida ao seu escritório particular fora do horário de expediente. Anote e faça o trabalho no horário de trabalho.
7. Cuidado com as distrações
Tenha controle sobre o tempo que é gasto com distrações. Pausas são necessárias, mas não podem ser longas demais ou acontecer repetidas vezes. Procure lembrar que, na escola, você também tinha aulas e intervalos em horários definidos.
8. Exceções não são regras
Não esqueça de que sua vida profissional não pode ultrapassar o limite e coordenar as tarefas da sua vida pessoal. Cuide de si mesmo, fique com a família e com os amigos. Jamais faça do horário extra uma obrigação diária.
9. Tenha dois telefones
Um boa forma de separar a sua vida pessoal da profissional é tendo dois telefones. Depois do horário destinado ao seu expediente, desligue o telefone profissional. Você não precisará dele até o momento de começar a trabalhar novamente.
10. Saia de casa
Com responsabilidade e organização, saia de casa e socialize com as pessoas ao seu redor. Evite transformar sua casa em uma prisão de onde você não sai nem para trabalhar e nem para se divertir