Apesar de o Brasil enfrentar um ano economicamente instável, o setor de franchising continua crescendo. Segundo a presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Cristina Franco, o setor de franquias é um dos mais resilientes. “Como mostram nossos indicadores – nosso setor cresceu 7,7% em 2014 – o mercado de franquias é o último a entrar em dificuldade e o primeiro a sair. Nossa expectativa para 2015 é de um crescimento de cerca de 8%, recompondo perdas inflacionárias e abrindo espaço para uma expansão mais vigorosa nos próximos anos”, aponta ela.
Cristina Franco, que também é empresária, lembra que os momentos de baixa dos mercados são, justamente, os melhores para se investir e ter ganhos superiores no longo prazo. No primeiro trimestre de 2015, o mercado de franquias cresceu 9,2% em faturamento e 9,4% em número de unidades franqueadas.
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Dentro desse quadro, existem segmentos de franquias que vêm se destacando em 2015:
Alimentação
Uma pesquisa feita ABF indicou que Alimentação permanece sendo um dos mais expressivos e consolidados segmentos do franchising e, isoladamente, é o principal em receita, com maior fatia na composição do faturamento total. Em 2014, o segmento faturou R$ 25,635 milhões, o equivalente a 20,1% da receita total do setor, que atingiu R$ 128 bilhões.
A preocupação com o corpo e uma vida mais saudável tem impulsionado o mercado de negócios e franquias. De acordo com o Sebrae, mais de 1,6 mil academias são abertas ao ano e o Brasil só perde para os Estados Unidos em quantidade de academias. Uma pesquisa nacional, feita pela Fiesp com o Ibope, também mostrou que quase 70% dos brasileiros estão acostumados a ler rótulos de alimentos e 32% fazem escolhas com base nos nutrientes que vão ingerir.
Hoje, muitos consumidores desejam manter uma alimentação saudável mesmo fora de casa e franquias desse ramo têm espaço para expandir.
Serviços
Cada vez mais as pessoas querem ter acesso a serviços rápidos e de conveniência. Por isso, a demanda por franquias que oferecem serviços só aumenta. Um atrativo interessante é que muitas das franquias de serviço tem baixo valor inicial de investimento e são home-based, ou seja, dispensam ponto comercial.
Uma boa aposta dentro desse segmento é nas franquias especializadas em delivery. Segundo um levantamento feito pela Rizzo Franchise, 601 franquias de fast food adotam o delivery em suas operações e no primeiro semestre desse ano faturaram 383,4 milhões de reais, um crescimento de 9,3% em relação ao ano passado.
Negócios relacionados à terceira idade também têm tudo para dar certo. Estudos indicam que a população com mais de 60 anos deve triplicar nos próximos 40 anos, portanto a demanda por serviços especializados aumenta.
Beleza
Se antigamente a estética era, em sua maioria, uma preocupação feminina, hoje o cenário mudou. Homens estão se interessando cada vez mais pelo assunto, o que aumentou a força das franquias focadas em cosméticos.
Segundo dados da ABF, o segmento de beleza foi um dos que mais cresceu no ano passado e teve uma ampliação de faturamento de 23,9%. Em média, o faturamento do mercado de franquias aumentou 7,7% no ano passado.
Uma dica é investir em centros de estética especializados, onde há espaços só para depilação, só para sobrancelha, só manicure etc. A mesma lógica se aplica à lojas de produtos de beleza. Lojas que vendem apenas maquiagem, apenas produtos corporais ou apenas perfumes começam a ganhar mais espaço.
Saúde
A preocupação com a estética não se resume apenas ao rosto ou corpo. Muita gente ainda não sabe disso, mas franquias de clínicas odontológicas estão em alta neste ano. Segundo dados do Euromonitor, o Brasil perde apenas de EUA e China em consumo de produtos de higiene bucal e tem o maior contingente de dentistas do mundo - 240 mil profissionais. Franquias que ampliam o acesso a tratamentos dentários a preços mais populares tendem a ganhar cada vez mais espaço no mercado
Educação
Levantamento do IBGE mostra que, entre junho de 2003 e junho de 2013, a taxa de desemprego de jovens na faixa de 16 a 24 caiu 41,6%. Na média dos trabalhadores de todas as idades das seis maiores regiões do País, a queda foi bem maior, de 53,8%. De acordo com os dados apontados, é possível perceber a carência na qualificação profissional do brasileiro e a oportunidade de uma franquia nesse segmento ser bem sucedida em qualquer região do País.
Desde fevereiro, a ABF e o SEBRAE vem desenvolvendo em todo o País o Projeto Franquias Brasil, que leva cursos sobre o sistema de franchising para cidades de médio e pequeno porte, além de algumas capitais.