As vendas de diesel pelas distribuidoras de combustível do Brasil tiveram alta de 2,5% no primeiro trimestre do ano, somando 13,66 bilhões de litros, informou a reguladora ANP em seu site.
As vendas do combustível mais comercializado no Brasil aumentaram 3,5% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, apesar de contratempos gerados pelas medidas de isolamento para combater o coronavírus.
Distribuidoras de combustíveis, como BR e Raízen, relataram queda nas vendas de diesel em abril, mas disseram anteriormente à Reuters que o transporte da safra de soja e outras atividades agrícolas evitaram um recuo maior na comercialização em uma conjuntura de coronavírus.
Considerando todos os combustíveis, as vendas no primeiro trimestre caíram 0,6%, para cerca de 33 bilhões de litros, pressionadas por um recuo na comercialização de gasolina e etanol hidratado.
As vendas de etanol caíram 3,6% no primeiro trimestre, para 5,15 bilhões de litros, em meio às medidas de isolamento --até fevereiro, registravam alta de 2,3% no acumulado do ano.
No caso da gasolina, acumularam queda de 2,7% no trimestre, para 8,9 bilhões de litros e também vinham registrando alta até o primeiro bimestre, de 2,8%, de acordo com os dados da ANP.
Já as vendas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), também conhecido com o gás de cozinha, tiveram alta de 5% no trimestre, para 3,2 milhões de metros cúbicos.