As vendas na semana que antecedeu o Dia dos Namorados registraram o pior resultado dos últimos cinco anos, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgados nesta sexta-feira pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Entre os dias 5 e 11 de junho, a queda foi de 8,63% ante o mesmo período do ano passado, percentual que surpreendeu até os lojistas mais pessimistas. "O comércio já tinha sofrido com resultados historicamente ruins neste ano com as vendas da Páscoa e do Dia das Mães, mas uma baixa tão expressiva era algo que não estava nas nossas expectativas", afirmou o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, em comunicado.
Para o executivo, não há dúvidas de que o atual cenário de aperto monetário e de inflação elevada tem prejudicado as vendas parceladas. "Além de todo esse contexto econômico, a abertura da Copa do Mundo no dia 12 concorreu com o Dia dos Namorados e, de certa forma, contribuiu com esta queda. É natural que haja um redirecionamento de gastos, ou seja, parte do que ia ser investido no presente e nos encontros românticos foi gasto com comemorações em grupo para o Mundial."
De acordo com a entidade, o Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães. Os produtos mais procurados nas lojas durante este período são itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, jóias e bijuterias.