As vendas no comércio durante a semana da Páscoa desaceleraram, apontou a Serasa Experian nesta terça-feira, com alta de apenas 1,6% sobre período equivalente de 2013. Na semana da Páscoa do ano passado, que caiu entre os dias 25 a 31 de março, as compras haviam crescido 5,6% na comparação com o ano anterior.
Também houve diminuição no ritmo nas compras de última hora. No final de semana da Páscoa, somente, as compras subiram 4,4% neste ano, ante 6,8% em 2013. Em comunicado, o Serasa atribuiu o resultado à aceleração da inflação e encarecimento do crediário em função dos sucessivos aumentos nas taxas de juros.
"Vale notar também que a presença do feriado de Tiradentes, emendando com a Páscoa, determinou comportamentos distintos dos consumidores nas lojas no final de semana", disse a empresa de informações de crédito.
Enquanto no Brasil houve avanço nas vendas de última hora, na cidade de São Paulo, especificamente, houve queda de 5,3%. O indicador da Serasa leva em conta as consultas realizadas no banco de dados da empresa durante o período analisado.