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Vendas no varejo caem 0,5% em março, diz IBGE

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 1,1%

15 mai 2014 - 09h37
(atualizado às 11h14)

As vendas no comércio varejista brasileiro recuaram 0,5% em março na comparação com o mês anterior, primeira queda no ano, indicando perda na força do consumo no final do primeiro trimestre do ano em meio à inflação elevada.

<p>Pessoas fazem compras no Mercado Central em Belo Horizonte. As vendas no comércio varejista brasileiro registraram leve alta de 0,2 por cento em fevereiro na comparação com janeiro, segundo mês seguido de ganho, porém mostrando perda de força com moderação no consumo. 09/04/2014</p>
Pessoas fazem compras no Mercado Central em Belo Horizonte. As vendas no comércio varejista brasileiro registraram leve alta de 0,2 por cento em fevereiro na comparação com janeiro, segundo mês seguido de ganho, porém mostrando perda de força com moderação no consumo. 09/04/2014
Foto: Washington Alves / Reuters

Na comparação com o mesmo mês de 2013, as vendas caíram 1,1%, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do trimestre passado, as vendas cresceram 0,4% sobre o quarto trimestre de 2013, quando a expansão havia sido de 1,1% sobre o período anterior.Os resultados foram piores do que as expectativas em pesquisa da Reuters, cujas medianas apontavam avanço de 0,1% tanto na comparação mensal quanto na anual.

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Cinco das oito atividades pesquisadas no varejo restrito tiveram queda na comparação mensal, com destaque para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,5%), Combustíveis e lubrificantes (-1,5%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1%).

As vendas varejistas no país foram perdendo força ao longo dos três primeiros meses do ano, depois de terem avançado 0,4% em janeiro e terem estagnado em fevereiro, este último dado revisado pelo IBGE após divulgar alta de 0,2%.

O IBGE informou ainda que a receita nominal do varejo subiu 0,5% em março sobre fevereiro e avançou 4,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O volume de vendas no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, teve queda de 1,2% em março na comparação mensal, após recuo de 2,7% em fevereiro.

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A perda de força no varejo brasileiro ocorre com a inflação elevada e aumento de juros, o que acaba encarecendo e limitando o crédito. Esse cenário também abala a confiança do consumidor e o crescimento econômico.

E as expectativas sobre os preços continuam deterioradas, apontando para este ano acima de 6% na inflação oficial, perto do teto da meta do governo, de 4,5% pelo IPCA com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Há um ano o Banco Central vem elevando os juros básicos da economia, hoje a 11%, para segurar a escalada dos preços.

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