A Vibra Energia teve lucro líquido de 867 milhões no segundo trimestre, um salto de 551,9% em relação ao mesmo período do ano passado, em desempenho acima do esperado pelo mercado.
A expectativa média de analistas apontava para um lucro de 659,4 milhões de reais nos meses de abril a junho, de acordo com dados da LSEG.
Em relação ao trimestre anterior, houve um aumento de 9,9%, impulsionado, em maior parte, pelo desempenho operacional do período, beneficiado pelo anúncio de cerca de 500 milhões de reais em Juros sobre Capital Próprio (JCP), disse a companhia.
O indicador de geração de caixa, medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou em 1,55 bilhão de reais, alta de 70,3% ano a ano.
"Esse resultado inclui ganhos não recorrentes com vendas de imóveis (107 milhões de reais) e recuperação tributária (65 milhões de reais)", afirmou em relatório de resultados.
Desconsiderando tais efeitos, o Ebitda ajustado recorrente somou 1,38 bilhão de reais no período, de acordo com a Vibra.
A empresa informou ainda queda de 2,3% no volume de vendas ante o mesmo trimestre do ano passado, mas alta de 2,6% na comparação com o trimestre anterior.
Segundo a companhia, o crescimento na comparação trimestral foi impulsionado por maiores vendas de diesel (+10,1%), gasolina (+1,4%) e lubrificantes (+14,2), embora tenha sido atenuado pela redução dos volumes vendidos de óleo combustível (-18,1%), coque (-81,8%), etanol (-2,8%) e combustível para aviação (-4,9%).