Consultora de imagem ganha investimento de R$ 500 mil para criar app com foco em pessoas negras

Cáren Cruz recebeu o investimento de três 'tubarões' para desenvolver um aplicativo de consultoria de moda voltado para pessoas negras

29 out 2024 - 05h01
Resumo
Cáren Cruz, consultora de moda, criou a Pittaco Academy para ajudar pessoas negras com conteúdos relacionados à imagem e moda.
Cáren Cruz participou do Shark Tank Brasil, no programa que foi ao ar no dia 21 de outubro
Cáren Cruz participou do Shark Tank Brasil, no programa que foi ao ar no dia 21 de outubro
Foto: Reprodução/Shark Tank

O que você vê quando está de frente para o espelho? Para algumas pessoas, se vestir e mesclar peças de roupa é um momento de diversão. Para outras, pode ser um momento de indecisão e desconforto, principalmente quando as referências de moda parecem não ser feitas para o seu corpo e cor da pele.

Pensando em como ajudar pessoas negras como ela, Cáren Cruz, de 40 anos, decidiu se tornar consultora de imagem -- mas, ela frisa, é uma consultora de imagem diferente. Ela até se aprofundou nas teorias da moda, claro, mas manteve o olhar sempre crítico.

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"Inquieta e questionando sobre todo esse universo, eu começo a entender que há uma teoria que foi fundamentada dentro de um recorte, dentro de um espaço geográfico, dentro de uma perspectiva que não é a minha. Como romper com isso e como fazer diferente?", provoca Cáren.

Hoje, além de consultora de moda, ela está à frente de uma edtech, a Pittaco Academy, que produz conteúdos relacionados à imagem voltados para pessoas negras, e um aplicativo que está em desenvolvimento. Este último foi destaque na participação de Cáren no programa Shark Tank, que foi ao ar na última semana e rendeu à comunicóloga o investimento de R$ 500 mil, divididos entre três 'sharks'.

Quem escolheu investir no projeto foram as empresárias Monique Evelle, Carol Paiffer e Cláudia Rosa. Juntas, elas terão 45% de participação no negócio de Cáren.

O início da consultoria e a relação com identidade

Cáren conta que atende, sim, pessoas brancas, mas o seu negócio apenas não foi desenvolvido para elas.

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"Há um movimento e há um posicionamento do que nós de fato acreditamos e quem queremos de fato transformar", explica.

Formada e atuante como profissional de Relações Públicas, além de atenta à moda desde sempre, seu sucesso no ramo começou com um blog, lá em 2009. Ela confessa que a ideia não era das mais atraentes e só criou a página depois da insistência de amigos.

Um episódio cômico foi seu principal impulsionador. Iria acontecer um casamento na praia, e Cáren recebeu três ligações de pessoas distintas, uma atrás da outra, pedindo dicas de como se vestir para o evento.

Cáren afirma ser uma "consultora de moda diferente"
Foto: Débora Monteiro Fotografia

Foi aí que veio o blog Pittaco na Moda.

"Isso pra mim foi o fim da face da Terra, sendo bem sincera", comenta.

Quando via o que outras blogueiras do tipo estavam escrevendo, não sentia identificação. Elas falavam sobre tendências, roupa e comida. Cáren queria falar sobre "possibilidades".

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Assim, acabou levantando a bandeira do empoderamento feminino em uma época em que pouco se falava nisso. Criou ali uma pequena comunidade, que veio a dar origem à empresa de consultoria.

Ela conta que realizava encontros entre as seguidoras da época e percebeu que muitas delas tinham empregos formais e, ao mesmo tempo, davam conta de negócios próprios.

"Eu descobri que a gente tinha um universo de empreendedoras ali para dialogar", diz.

Demorou um pouco para que chegasse ao formato da consultoria como é hoje. Cáren começou realizando eventos para potencializar as marcas dessas empreendedoras, ainda sem ganhar dinheiro com isso.

Depois de um desses encontros, veio o incômodo.

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"Eu pensei: 'Não vendo nada com esse blog, eu não ganho nada com isso, e eu não quero só ser a pessoa que escreve, eu quero ser a pessoa também que faz alguma coisa acontecer através da escrita'", relembra.

Foi então que Cáren investiu na criação de duas lojas, em momentos diferentes, mas que acabaram porque não tinham o propósito que ela buscava.

"Eu precisava me munir de mais informações e conhecimentos para que eu pudesse criar um negócio, sair do universo do empreender para ser empresária", conta.

Sucesso da Pittaco Consultoria

A Pittaco Consultoria surgiu, então, em 2020. Cáren buscou formação como consultora de imagem e criou o seu próprio método para atingir pessoas negras executivas. Atualmente, são várias as ramificações de serviços oferecidos, para todos os bolsos.

O tíquete mais caro está em R$ 30 mil por mês, em um combo completo, que, além da consultoria de imagem, envolve também o serviço de relações públicas. Cáren explica que este é voltado para autoridades, e conta com uma equipe dedicada a quem o contrata.

Mas quem tem menos recursos também se encontra no site da Pittaco. O produto mais barato está sendo vendido hoje por R$ 1,99, e é um círculo cromático para ser impresso em casa e ajudar na hora da combinação de roupas. Depois dele, o produto mais barato está na casa dos R$ 50, e se trata de um e-book para facilitar a rotina de escolher roupas durante a semana.

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Com o investimento do Shark Tank, em breve deve chegar ao ar o aplicativo da Pittaco. A previsão é de que existam três modalidades: básica, intermediária e premium, custando a primeira R$ 29,90.

"Também vai ter uma versão gratuita para a pessoa testar e ver se faz sentido para ela", afirma. 

Fonte: Redação Terra
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