O Real Digital vem aí, no fim de 2024. Batizado de Drex, a moeda digital será equivalente ao dinheiro em circulação e tem semelhanças com o Pix. Ele será feito por meio de tecnologia blockchain, mas não será uma criptomoeda, como o Bitcoin ou Ethereum.
Garantida pelo Banco Real, ela será diferente das criptomoedas, que são descentralizadas e não têm garantia de nenhuma autoridade monetária. No entanto, é bom esclarecer que o Drex é uma moeda de atacado, não de varejo.
Ou seja, não será acessado diretamente pelos correntistas, mas por meio de carteiras virtuais atreladas a uma instituição de pagamento, como bancos e correspondentes bancários.
O Drex poderá ser usado para transações como compra de carros ou de imóveis.
Junto com a chegada do Drex surgem dúvidas sobre as diferenças entre Drex, Pix e criptomoedas. Para esclarecer essas dúvidas, consultamos Bruno Corano, CEO e economista-chefe do escritório de investimentos Corano Capital NYC. Assista ao vídeo.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.