A Votorantim Cimentos anunciou nesta terça-feira que teve lucro líquido de cerca de 1 bilhão de reais de julho ao final de setembro, apoiada em resultado operacional recorde que foi ajudado por bons desempenhos da companhia na Europa e Ásia e estabilidade no Brasil.
A companhia vendeu no período 10 milhões de toneladas de cimento, crescimento de 3% sobre um ano antes e volume 10% acima do comercializado no segundo trimestre.
O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 2,2 bilhões de reais, 20% acima do obtido no terceiro trimestre do ano passado. A margem passou de 26% para 29%.
Os resultados da Votorantim, maior produtora de cimento do Brasil, foram divulgados um dia antes da segunda colocada, CSN, publicar seus números de terceiro trimestre.
A Votorantim Cimentos apresentou um avanço no custo do produto vendido de 4% na comparação anual, enquanto as despesas gerais e administrativas tiveram crescimento de 9%, puxadas pelos gastos com vendas.
A empresa terminou setembro com alavancagem financeira de 1,76 vez, aumento de 0,16 vez sobre um ano antes, e caixa de 5 bilhões de reais.