Os principais índices de Wall Street fecharam em baixa nesta sexta-feira, com os investidores digerindo um conjunto misto de dados econômicos e relatórios de balanços e se preparavam para uma semana repleta de números da economia e uma reunião do Federal Reserve.
O setor de tecnologia foi o que mais atrapalhou o mercado, já que as ações de megacapitalização, incluindo a Nvidia, reverteram sua tendência de alta anterior na semana.
Os dados de moradia foram mais quentes do que o esperado, enquanto uma pesquisa da S&P Global mostrou que a atividade empresarial desacelerou para o nível mais baixo em nove meses em janeiro, com a alta dos preços. Entretanto, as empresas relataram um aumento nas contratações, apoiando a abordagem cautelosa do Federal Reserve em relação à política monetária este ano.
A estimativa final da Universidade de Michigan sobre a confiança do consumidor caiu para 71,1, de uma estimativa anterior de 73,2.
No final de uma semana relativamente leve de dados, os operadores estavam apostando que o Fed manteria os custos dos empréstimos inalterados em sua reunião de 28 e 29 de janeiro e que esperaria seu primeiro corte nas taxas para junho, mostraram os dados mais recentes da ferramenta FedWatch do CME Group.
"Isso realmente se resume a algumas notícias mistas sobre economia e balanços", disse Scott Helfstein, chefe de estratégia de investimento da empresa de ETF Global X.
Os investidores estão se preparando para a série de dados importantes sobre inflação e crescimento econômico da próxima semana, bem como para a reunião do Fed, enquanto aguardam atualizações de políticas do governo Trump.
Eles temem que as tarifas propostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, possam exacerbar as pressões inflacionárias e retardar os cortes nas taxas do Fed, depois que ele se referiu à política comercial várias vezes esta semana sem fornecer detalhes concretos de seus planos.
Trump disse que as tarifas sobre México, Canadá, China e União Europeia poderiam ser anunciadas em 1º de fevereiro, mas os analistas dizem que os principais planos poderiam ser anunciados em 1º de abril.
O Dow Jones Industrial Average caiu 0,32%, para 44.424,25 pontos, o S&P 500 perdeu 0,29%, para 6.101,24 e o Nasdaq Composite recuou 0,50%, para 19.954,30.
Os índices avançaram pela segunda semana consecutiva, com o S&P 500 subindo 1,74%, enquanto o Nasdaq avançou 1,65% e o Dow teve alta de 2,15%.