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5 dicas pra deixar seu e-commerce pronto pra Black Friday

Startup alerta que para vender mais na data é importante ter estratégias de demanda

5 set 2022 - 06h00
(atualizado em 26/10/2022 às 11h32)
Foto: Adobe Stock

Quem tem um e-commerce precisa começar a pensar desde já na Black Friday. Apesar de ser apenas no fim de novembro, a data é importantíssima para quem tem um comércio online, seja em loja própria ou através de marketplaces.

Segundo a Neotrust, empresa especializada em dados de vendas virtuais, em 2021 foram mais de 6,1 milhões de pedidos até as 20h da data. Portanto, estar bem preparado é vital para poder ter um bom resultado na data.

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Com consultoria da Nubimetrics, startup que empodera os vendedores com dados inteligentes, acompanhe 5 estratégias simples que podem ajudar a turbinar negócios online no período.

1. Entenda a demanda do mercado

Verifique o histórico de edições anteriores, veja quais foram os produtos mais buscados e o que teve sucesso de venda. É necessário também analisar a tendência do momento sobre o que há mais propensão de crescimento nas buscas visualizando os produtos que mais saíram nos últimos dias e meses. 

“A Black Friday historicamente sempre foi uma data expressiva onde os consumidores esperavam o ano todo pela chegada desta data para comprar produtos de maior valor, como eletroeletrônicos, eletrodomésticos. Mas na última edição vimos que uma das categorias que mais cresceu em vendas foi a de supermercado, com alimentos e bebidas. Isso começou um pouco antes e se intensificou na data”, explica Juliana Vital, global chief revenue officer da Nubimetrics.

2. Planeje o desconto

Não cometa o erro de fazer uma promoção ou um desconto isolado. É preciso ter um estudo por trás dessa ação para entender em qual item aplicar.

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“Por isso sempre batemos na tecla de que o vendedor precisa conhecer a sua demanda profundamente para planejar a diminuição de preço de um determinado artigo”, alerta Juliana. 

3. Antecipe a estratégia em logística

“Depois de analisar a demanda, concorrência e mercado, é primordial antecipar a estratégia em logística para que a experiência do cliente seja a melhor possível neste dia. Prepare-se para vender mais e esteja pronto para alta procura nos canais de atendimento, além de garantir que o cliente receba as peças adquiridas na data correta. Lembre-se que a Black Friday começa muito antes da data, e por isso é preciso antecipar todos os passos e sempre saber que do outro lado está o cliente que você pode fidelizar a partir desse contato”, diz a especialista.

4. Analise erros passados

“Tenha informações e dados que permitam a análise de erros passados, seja em alguma Black Friday anterior ou em outros períodos de alta de vendas. Os dados são muito importantes para mostrar para onde o negócio deve ir, já que é possível comparar a tendência atual e o histórico das vendas anteriores. Inclua também um check list de aprendizados para ter em mãos o que não deu certo na última edição, e o que foi satisfatório, desde estratégias até a execução operacional.”

5. Invista em mercados não saturados

Produtos complementares e com tendência de crescimento podem ser uma boa estratégia. Isso significa que entrar em um mercado de smartphones, por exemplo, pode ser difícil pelo alto índice de concorrência, mas investir em itens como capas e acessórios é uma ótima saída. 

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“Essas opções estão em crescimento e não são tão saturadas no mercado, mas para saber disso, é necessário olhar os dados do negócio e detectar demanda insatisfeita, além de itens com baixa concorrência”, finaliza a CRO da Nubimetrics.

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