6 maiores erros que seu negócio deve evitar na Black Friday

Se você tem um negócio e está se preparando para a Black Friday, evite esses erros

16 set 2022 - 06h10
(atualizado em 26/10/2022 às 11h32)
Foto: Adobe Stock

Novembro está chegando e mais uma Back Friday vai agitar o mercado brasileiro. Em tempos de e-commerce e marketplaces cheios de pequenos negócios, é preciso estar preparado para evitar erros que podem até comprometer o futuro do seu negócio.

Falta de produtos no estoque, falhas técnicas no site e até mesmo problemas nos meios de pagamento são erros que podem ser evitados com soluções simples. Afinal, cada falha, por menor que seja, pode comprometer toda a operação. 

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Confira quais são os principais erros e veja o que os especialistas sugerem para dribá-los.

1. Não ter uma equipe de vendas treinada pra alta demanda

Black Friday exige bom atendimento e, em troca, oferece bons dividendos. É importante oferecer um atendimento personalizado para solucionar possíveis dúvidas e, para isso é importante contar com uma equipe de vendedores preparados. 

“Nesses momentos, se você não tiver um time preparado e ágil, a experiência do cliente será comprometida. Isso trará grandes prejuízos para a empresa, como a quebra de confiança e diminuição nas vendas. Por isso, apostar em mentorias e bons alinhamentos é essencial nesses casos”, comenta Gustavo Motta, CEO do Sales Clube. 

O ideal é começar a trabalhar nisso desde já, estudando as melhores formas de atender bem na Black Friday. 

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“O varejo é um setor que está sempre em movimento e por isso, profissionais de vendas precisam estar atentos aos novos formatos, técnicas, e movimentos do mercado e do público para que façam ótimos atendimentos. Realizar  diversos cursos qualificados fará com que os especialistas consigam se destacar no mercado”, diz Fábio Oliveira, CEO da SalesFarm.                                                

2. Não conhecer o seu público-alvo

Conhecer o seu cliente é um dos pontos essenciais para ter sucesso com uma campanha na Black Friday.

“Saber as dores do seu público é essencial para oferecer o que ele precisa. A partir de pesquisas e levantamento de dados, é possível traçar o perfil do consumidor, oferecer as soluções exatas e combinar outras possibilidades de compra, além de aumentar a lista de desejos. Abraçar apenas as estratégias já batidas do marketing, como escassez, por exemplo, pode deixar a marca para trás em uma das maiores oportunidades de consumo do ano”, explica Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track.co.

3. Não simplificar o processo de compra

Segundo um levantamento da Ve Interactive, 83% dos consumidores brasileiros abandonam as compras no carrinho. Cadastros burocráticos e inúmeras páginas para finalização da compra são alguns dos principais responsáveis pelo abandono. 

“Além de revisar toda a jornada de compra do cliente e os pontos de contato, é necessário tornar o processo simples, rápido e seguro. Detalhe as informações do produto, como dimensão, quantidades de itens, cores disponíveis, composição dos materiais e, sobretudo, as formas de pagamento para não deixar dúvidas. O consumidor na era digital busca praticidade, por isso diminuir a quantidade de páginas que aparecem antes da finalização da compra é essencial”, afirma Jackson Araújo, COO da Showkase.

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4. Não investir em canais de atendimento de qualidade

É fato comprovado que o consumidor mudou seu comportamento de compra após a pandemia. O investimento na Gestão de Relacionamento com o Cliente, o popular CRM (Customer Relationship Management) se tornou outra parte inegociável para quem busca sair na frente e ter um atendimento ao cliente de qualidade. 

“Essa última funcionalidade, inclusive, pode ser uma boa aliada para a criação da persona da sua organização e na elaboração de estratégias de comunicação mais assertivas” explica Leandro Campos, CEO da Nvoip.

5. Falta de processos seguros

Não tem como fugir disso: que não invstir em segurança vai perder dinheiro. 

“Principalmente na Black Friday, em que há um aumento na oferta e procura de serviços e produtos, é necessário que companhias tenham sistemas que bloqueiem a ação de hackers e utilizem uma eficaz tecnologia em nuvem, que traga proteção para que não aconteçam perdas de informações”, informa Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem.                                

6. Disponibilizar poucas formas de pagamento 

Aceitar formas de pagamento diversificadas é uma das estratégias mais importantes para garantir conversões na Black Friday.

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“É interessante deixarmos claro todas as possibilidades de pagamento dentro de datas como essa. É preciso lembrar que nem sempre o consumidor terá o limite no cartão de crédito ou o dinheiro em mãos para pagar com o Pix, daí a importância de atuar com crediários, boletos ou outros. Assim, as chances de perder a venda no momento da conversão, caem drasticamente”, afirma Maria Cristina Kopacek, Co-fundadora da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.  

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