Black Friday: como reaver o dinheiro com o banco em caso de golpe

15 nov 2024 - 06h40
Resumo
Se foi vítima de um golpe de Pix durante a Black Friday, acione rapidamente o MED para tentar reaver o dinheiro perdido.
Black Friday: como reaver o dinheiro com o banco em caso de golpe
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Se você foi vítima de um golpe de Pix durante a Black Friday, é fundamental agir rapidamente para tentar reaver o dinheiro perdido. O primeiro passo é entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira o mais rápido possível. A partir de 2021, o Banco Central do Brasil implementou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), uma ferramenta que pode ajudar na recuperação de valores em casos de fraudes e golpes relacionados ao sistema de pagamentos instantâneos.

Para utilizar o MED, você deve registrar um pedido de devolução na sua instituição financeira dentro de até 80 dias após a transação fraudulenta. Isso pode ser feito por meio do atendimento ao cliente, seja pelo telefone ou pelo chat do aplicativo. Ao relatar o ocorrido, forneça todos os detalhes da transação, incluindo a data, o valor e a chave Pix utilizada. O banco tem um prazo de 10 minutos para acionar o MED após receber sua solicitação. Em seguida, ele deve criar uma notificação de infração e solicitar documentos adicionais para analisar seu caso.

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Se a análise confirmar que houve fraude, os recursos na conta do recebedor do Pix serão bloqueados e você poderá receber seu dinheiro de volta em até 96 horas. No entanto, é importante estar ciente de que a devolução pode ser parcial, dependendo da quantia que ainda está disponível na conta do golpista. Infelizmente, muitos casos resultam em devoluções parciais devido à rápida movimentação dos criminosos que costumam transferir os valores para outras contas.

Além disso, é crucial tomar precauções para evitar cair em golpes semelhantes no futuro. Sempre verifique a identidade da pessoa que solicita um estorno e nunca devolva dinheiro para uma conta diferente daquela que fez a transferência original. 

Utilize sempre a função "devolver" disponível no aplicativo do seu banco para garantir que o valor seja enviado corretamente à conta original. Manter-se informado sobre as táticas utilizadas por golpistas e adotar práticas seguras ao realizar transações financeiras são passos importantes para proteger seu dinheiro.

Se você não conseguir recuperar o valor através do MED ou se a situação não for resolvida satisfatoriamente com seu banco, considere registrar uma denúncia no Procon ou até mesmo buscar assistência legal, pois fraudes financeiras são crimes passíveis de punição.

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Assista ao vídeo com as dicas de Vinicius Nunes, advogado especialista em Direito Bancário, CEO no escritório VSN Advogados.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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