Com a chegada da Black Friday nesta sexta-feira (25), ambientalizar a casa com sons pode ser um bom negócio. No entanto, na hora de escolher o melhor produto, pode bater aquela dúvida sobre o que comprar. Há pouco tempo, o home theater dominava as casas de quem queria um ambiente harmonizado e sons por vários cômodos.
Agora, os soundbars, sistemas de som que transformam a sua sala em um verdadeiro cinema, estão ganhando a atenção do público. Uma experiência assistindo a filmes com o produto também se torna mais imersiva e próxima dos multiplexes.
Apesar de cumprirem quase as mesmas funções, soundbar e home theater são sistemas de sons diferentes, com características, vantagens e funcionamento distintos. Se você quer aproveitar a Black Friday para comprar um dos dois, veja algumas dicas:
Home theater
O home theater é um sistema de som que tem diversos speakers (caixas de alto falante) e saídas de som. Estes aparelhos devem ser colocados em diferentes locais em um mesmo ambiente (como sua sala) para oferecer às pessoas experiência surround (com fontes de áudio de diferentes pontos do local), como se o som estivesse, de fato, próximo. Com isso, a sensação de imersão se torna emocionante.
Soundbars
A soundbar tem o objetivo de melhorar a qualidade do som das televisões de tela plana, sejam elas de LCD, LED ou plasma, potencializando experiências imersivas. Há, no mercado, diversos tipos de soundbars: das mais simples que são compostas de apenas dois alto falantes até modelos mais refinados. Esses sistemas de som são mais discretos e não são espalhados pelo ambiente, por exemplo.
Diferenças na hora da compra
A principal diferença entre os dois produtos é que o home theater geralmente traz uma experiência mais completa e com mais volume. Mas a soundbar pode oferecer uma qualidade próxima, além de ser mais compacta e discreta que o "concorrente". Em alguns casos, um home theater fica exposto, precisa furar a parede e mudar a decoração da sala.
Outra coisa que pode contar na hora da escolha é o preço. Geralmente os soundbars são significativamente mais baratos do que os home theaters, nas versões mais simples.
Por exemplo, o soundbar TAB5105/78, da Philips custa em torno de R$ 440, e um home theater da LG, o LG LHD625, pode custar R$ 900.