A air fyer, um dos eletrodomésticos mais vendidos na Black Friday, oferece praticidade na cozinha, além de alimentos mais saudáveis por terem uso reduzido de gordura, como o óleo ou manteiga. Mas nem sempre a refeição sai como esperada quando o assunto é carne. O segredo está no tipo de preparo.
Segundo Maurício Rodrigues, dono do perfil Fritadeiras do Instagram, que tem mais de 280 mil seguidores, o primeiro passo é pré-aquecer a fritadeira sem óleo a uma temperatura de 200 graus durante cinco minutos.
"Quando você vai fazer uma carne na frigideira, grelha, chapa, você não usa a panela fria. Você sempre aquece e depois você coloca a carne", explicou ele em um vídeo postado em seu canal do Youtube.
Para fazer a carne na air fryer não é necessário o uso de óleo, já que a gordura do alimento já permite que ela não grude no preparo. O segundo segredo, conforme o influenciador de culinária, está na forma de temperar. Ele explica que os temperos artificiais desidratam geralmente a carne e o resultado acaba não saindo como esperado. O terceiro truque para a carne sair macia e suculenta está no tempo de preparo.
"Se você for preparar uma carne numa frigideira comum, quanto mais tempo você deixar, mais seca e borrachuda ela vai ficando, vira uma sola, uma coisa seca, dura que não dar para comer. Na air fryer é a mesma coisa, se deixar a carne muito tempo, não tem mágica, ela não vai te avisar", diz Maurício.
A tendência é que a carne fique dura e borrachuda se passar do tempo ideal. O influenciador recomenda que o tempero seja apenas com sal e pimenta dos dois lados e temperos de preferência. Alho e cebola também podem ser colocados, ao gosto de quem prepara.
"Não precisa de um tempo pré-definido, você tem que olhar a carne, depende do tamanho, da espessura", diz.
Um bife fino de contra filé, e recomenda que seja preparado de 4 a 5 minutos. Além disso, os bifes não podem ser empilhados na air fryer porque prejudica no preparo do ponto ideal. Eles devem ser colocados lado a lado, conforme o espaço disponível na fritadeira.
Carne mais alta precisa de mais tempo
Tiago Botelho, do canal Manual do Churrasqueiro, reforça a importância de pré-aquecer a air fryer. Ele ensinou a fazer um coxão duro na air fryer e explicou que o segredo é escolher uma carne de qualidade, com "aquela gordurinha" externa.
Se a ideia for fazer uma carne de churrasco, ela deve ser temperada apenas com sal de parrilla ou sal grosso triturado. O ideal é que a carne descanse temperada com o sal a gosto por cerca de três minutos a 10 minutos.
"Se você salga e leva imediatamente para a air fryer, durante o processo de selagem, a carne não fica tão suculenta", disse ele em um vídeo do Youtube.
É importante selar a carne e virá-la logo após um dos lados mudar de coloração nos primeiros dois minutos. Botelho recomenda em seguida que a carne fique inicialmente durante 15 minutos até que seja virada e siga por mais tempo, que pode variar e cinco a dez minutos. O resultado é uma carne macia, suculenta e no ponto!