Dicas para se dar bem na Black Friday (e evitar Black Fraude)

Todo ano é a mesma coisa: ofertas pela metade do dobro, sites escusos fazendo promoções e mais falcatruas. Vem ver dicas de evitar isso!

31 out 2022 - 09h33
(atualizado em 3/11/2022 às 18h25)
Foto: Reprodução

Novembro é um mês bastante aguardado por quem quer aproveitar o melhor da Black Friday, a última sexta-feira do mês que traz uma série de descontos em diversos itens. Geralmente são smartphones, smart TVs, videogames, eletrodomésticos e muitos outros semelhantes que estão com o valor abaixo da média. Mas eles realmente fazem parte de uma promoção? Hoje vamos oferecer 10 dicas para você aproveitar a Black Friday, e, para evitar cair na famosa “Black Fraude”, também temos dicas de segurança. Vem com a gente!

Fique de olho nos valores

Um a dois meses antes da data em si, é importante ficar atento aos valores dos itens que você almeja comprar. Sabe aquela expressão sobre ficar “namorando um celular na internet”? A atitude pode evitar que você caia em certos golpes. Isso porque algumas empresas não abaixam o valor de fato, e anunciam aquele produto pelo valor original. Ainda há outras mais audaciosas que aumentam o valor do aparelho um pouco antes da data, ao invés de diminuí-lo, fazendo com que o preço fique o mesmo.

Publicidade

Por isso, periodicamente confira quanto está valendo aquele item que você tanto quer comprar na Black Friday e, de preferência, anote os valores que encontrar – seja pessoalmente ou na internet.

Compare os preços

Foto: Reprodução

E pelo fato de você já estar pesquisando por um valor mais em conta, não deixe de fazê-lo nos mais diferentes canais possíveis, pois é possível encontrar um valor ainda menor em outra loja. Alguns sites como o Buscapé ou o Zoom também oferecem o serviço de comparar o valor de alguns produtos, o que pode te ajudar na hora de decidir em qual loja comprar o seu item. Se um valor mais baixo é bom, imagine então um menor ainda!

Tenha uma meta

Foto: Reprodução

A Black Friday pode te bombardear com muitas promoções que, sem dúvida, serão vistas como “imperdíveis”, até porque o evento só ocorre uma vez ao ano, certo? O fato de aproveitar uma promoção ou outra pode não ser um indicativo que você conseguirá comprar tudo o que está sendo anunciado, então o ideal é justamente pesquisar pelos itens que você quer comprar e definir uma prioridade. Acompanhe os valores com certa frequência e escolha qual(is) você priorizará.

Tem frete?

Foto: Reprodução

As compras online nem sempre saem pelo mesmo valor visto no anúncio, isso porque, às vezes, o valor final está atrelado, também, pelo valor do frete. Algumas lojas possuem épocas ou itens selecionados os quais não possuem nenhum valor para o frete, bem como localidades específicas que podem ser isentas dessa taxa.

Publicidade

A dica fica para manter a atenção nesses casos: sempre insira o CEP do local da entrega e confira se realmente você será cobrado pela entrega daquele item.

Abuse do cashback

Foto: Reprodução

A maioria das lojas conta com algum tipo de programa de fidelização, para poder trazer aquele cliente mais e mais vezes ao estabelecimento, e um deles é o cashback. O cashback é um tipo de retorno que o cliente tem por comprar algo naquela loja, e esse retorno pode ser um valor em crédito que pode ser somado para realizar outras compras ou o até parte do valor gasto de volta.

Além de conferir os valores mais baixos, veja também se naquela loja há algum tipo de sistema de recompensas, como o cashback. Dessa maneira, sempre que você fizer compras ali, será mais vantajoso.

Cupons de desconto

Foto: Reprodução

E assim como os cashbacks, os cupons de desconto também são maneiras que as lojas têm de fisgar clientes com mais facilidade. Em alguns lugares, como no AliExpress, há cupons de desconto disponibilizados de maneira mais livre, sendo possível aproveitar algum sem muito esforço.

Publicidade

Já em outro pode ser necessário fazer uma busca maior, ou ainda realizar algumas tarefas para conseguir o seu cupom, como indicar algum amigo para comprar naquela loja. Mas o importante é conseguir o seu descontinho com um cupom, sempre veja se há essa possibilidade!

Preços muito inferiores

Foto: Reprodução

A intenção da Black Friday é ser justamente um dia em que as pessoas tenham mais acesso a diversos produtos com desconto – mas fique esperto, um desconto nem sempre quer dizer que aquele sonhado item estará com um preço tão reduzido assim. É comum se deparar com golpistas que oferecem produtos bastante caros com valores impraticáveis, com descontos que beiram os 90% do valor total.

Então sempre desconfie, evite negociar em valores que não são tão comuns assim no mercado. Entenda que os descontos são uma tática para haver venda, com benefício ao comprador e ao vendedor, um valor muito abaixo da média pode não haver lucro para quem vende, fique de olho!

Não seja impulsivo(a)

Reforçando a dica anterior, não ache que, por encontrar um produto que você queira tanto, por um preço tão convidativo, será o momento exato para fazer essa compra. Seguindo algumas dicas anteriores, como a de comprar preços ou ter uma meta, saiba que ter paciência é ideal para conseguir fazer uma compra mais confiável.

Publicidade

O fato de não pesquisar melhor ou até mesmo não comparar os preços pode te levar a uma compra não tão vantajosa – seja o valor que não estava tão bom assim, pode ser no frete que foi taxado, pode ser um golpe e você não receberá o produto… a dica definitiva é: seja paciente, mesmo que a época seja mais turbulenta.

Redes sociais

Foto: Reprodução

Muitas lojas atuam com propagandas e campanhas promocionais não apenas em seus sites, mas também nas redes sociais. As mais utilizadas como Instagram, Twitter, Facebook e TikTok geralmente têm publicações fixas ou temporárias com divulgações de preços especiais, cupons de desconto ou outras maneiras de atrair clientes.

Além de pesquisar em diversas lojas e comparar seus valores, não esqueça de pesquisar aquela loja em uma ou todas essas redes sociais para conferir se não há alguma publicação que possa tornar essa compra ainda mais vantajosa.

Escolha canais conhecidos

Escolher um site consolidado no mercado já vai te dar maior segurança na hora de fazer uma compra. De qualquer forma, há muitos produtos que são mais de nicho e talvez não sejam tão facilmente encontrados nos grandes sites de e-commerce.

Publicidade

Uma dica de ouro: Black Friday não é hora de comprar em sites desconhecidos; com as possibilidades de fraude, é melhor comprar em lojas já consolidadas para evitar dores de cabeça.

Nessas horas se aplicam as mesmas dicas de segurança já vistas e acrescentar algumas outras, como verificar o cadeado na barra de endereço e também fazer uma pesquisa sobre a loja em questão. Veja como ela se sai em sites como o ReclameAqui e, se julgar como uma boa opção, quando estiver seguro faça a compra.

Golpe do Pix

Foto: Reprodução

O golpe do Pix segue o mesmo raciocínio de outros golpes, como o do boleto, mas de forma aprimorada. Nesse caso, por não ter limitações quanto a horários ou dias, o golpista pode se aproveitar das mais variadas formas de comunicação, sendo a principal o WhatsApp.

No caso do golpe com o Pix, o estelionatário pode ser de uma loja falsa e encaminha para pagamento um QR Code do Pix. Neste caso, como não há uma chave Pix que possa ser relacionada à pessoa que vai receber o pagamento — como um número de telefone, e-mail ou CPF — é mais difícil de rastrear o estelionatário. Há outros golpes possíveis com o Pix, então a dica é ficar de olho para quem está sendo feito o pagamento.

Publicidade

Golpe do boleto

Já no golpe do boleto, temos algo um pouco diferente. Aqui, os criminosos se aproveitam de dados vazados na internet para pegar aquela dívida que você tem e te dar um “descontão”. O golpe vem quando eles passam a “renegociar” essa dívida por um preço mais atrativo, o que pode convencer muitas pessoas.

Os meios para a aplicação do golpe envolvem o WhatsApp, utilizando uma conta fals, e até mesmo o que é chamado de Engenharia Social, um jeito de roubar as informações das pessoas de forma natural, utilizando e-mails, páginas falsas ou ainda do psicológico da vítima para que a mesma passe os dados.

Golpe do cartão de crédito

Foto: Reprodução

O já famoso golpe do cartão de crédito costuma pegar muitas pessoas de surpresa. Nesse caso, os criminosos ligam para a vítima e se passam por um atendente do cartão. Na ligação, eles criam uma narrativa em que seu cartão foi clonado, ou qualquer outra situação que cause desespero com relação a débitos indevidos.

Com a vulnerabilidade aplicada, os estelionatários podem pedir dados pessoais das contas bancárias, ou então pedirem para você entregar o cartão a um motoboy para passar por uma análise. Os criminosos contam com softwares para simular músicas de espera e até som ambiente de um call center.

Publicidade

Para evitar ser pego de surpresa, é importante que você tenha sempre os apps oficiais do seu banco ou cartão de crédito, e que você nunca passe dados como senha do cartão e código de verificação através de uma ligação telefônica.

E você, já ficou ligado nas nossas dicas para aproveitar ao máximo o período de descontos e evitar cair nesses golpes? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: Game On
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se