Vale a pena comprar presentes de Natal na Black Friday?

Época de descontos pode significar tanto cilada quanto oportunidade para as compras de final de ano; entenda

24 nov 2023 - 05h00
(atualizado às 08h29)
Foto: iStock

A Black Friday nasceu nos Estados Unidos com o intuito de renovar os estoques das lojas para o Natal. Mas vale a pena antecipar as compras dos presentes natalinos já em novembro? Um levantamento realizado pela Cuponomia, site que reúne ofertas e cupons de descontos, revela que mais de 65% dos consumidores brasileiros pretendem adotar a estratégia neste ano.

Para o especialista em finanças pessoais João Victorino, a Black Friday pode ser tanto uma oportunidade quanto uma cilada para as compras de fim do ano. Sem um planejamento prévio e uma pesquisa cuidadosa, o consumidor corre o risco de cair na armadilha de comprar "tudo pela metade do dobro", quando lojas aplicam promoções sobre preços inflacionados.

Publicidade

A professora de Comportamento do Consumo na ESPM, Paula Sauer, adverte para uma possível tendência de aumento dos preços com a proximidade das festas de fim de ano e o consequente aumento natural da demanda. “Em alguns casos, de maneira expressiva”, ressalta.

Por isso, a temporada de ofertas é ideal para aqueles consumidores que se planejaram com antecedência para a data, indica João Victorino. De acordo com o especialista, é preciso saber exatamente o que se quer comprar para não ultrapassar o orçamento reservado aos presentes natalinos.

Henrique Castro, professor de Finanças da FGV, vê a Black Friday como uma boa ocasião para despesas, desde que o consumidor encontre uma promoção que realmente valha a pena.

Black Friday: vale a pena fazer estoque?
Video Player

Cuidados

Entre as estratégias para aproveitar a Black Friday da melhor maneira para o Natal, a professora Paula Sauer sugere que o consumidor tenha uma lista das pessoas que pretende presentear. Nela, orienta que o consumidor especifique o orçamento e os produtos para familiares e amigos mais próximos, e considere as "lembrancinhas" para colegas ou para as trocas de presentes de 'Amigos Secretos'.

Publicidade

João Victorino alerta ainda para os perigos do pagamento parcelado no cartão de crédito, recomendando preferencialmente o pagamento à vista para evitar extrapolar as suas condições financeiras atuais e acumular dívidas para 2024. 

Comprou mais caro? Cartão de crédito pode reembolsar diferença
Video Player

Adiar é opção

Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças não tem grande peso no País. O advogado especializado em direito do consumidor Arthur Rollo explica que a renovação de estoque para o Natal não acontece da mesma forma no mercado brasileiro. 

“Pela questão cultural, a Black Friday é muito mais intensa nos EUA, os descontos são muito atrativos. O mesmo não acontece no Brasil”, afirma. De acordo com ele, o verdadeiro período de promoções no Brasil acontece na segunda quinzena de janeiro, quando as lojas buscam liquidar o estoque adquirido para o Natal.

Se houver a opção de aguardar um pouco mais para presentear a família e amigos, adiar as compras pode ser uma alternativa para poupar ainda mais o bolso.

Publicidade

Além disso, comprar com muita antecedência pode afetar o prazo da garantia e troca dos produtos. O código do consumidor permite a troca de compras online em até 30 dias, contados a partir da chegada do produto, enquanto nas lojas físicas o prazo pode variar.

Guia completo da Black Friday 2023: alertas do Procon para comprar com segurança Guia completo da Black Friday 2023: alertas do Procon para comprar com segurança

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações