Os brasileiros já estão se preparando para uma das datas mais esperadas do varejo: a Black Friday, que reúne milhares de promoções em lojas online e físicas na última sexta-feira do mês, 24/11.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Pelando, 66% dos consumidores já sabem o que vão comprar e os itens que do topo da lista de interesse são: eletrônicos e eletrodomésticos (68%), celulares (31%) e games (26%), além das categorias de casa e cozinha (40%), ofertas gratuitas (30%), supermercado (27%), itens de moda e saúde e beleza, com 27% de interesse cada.
Com o ticket médio entre R$ 500,00 e R$ 2 mil, os consumidores listaram suas lojas preferidas para a maratona de compras: Amazon (82%), Mercado Livre (65%), Magalu (60%), Americanas (44%), Shopee (41.3%), Kabum (41%), Casas Bahia (38%). Já a forma de pagamento preferida é o parcelamento via cartão de crédito (75%), Pix (50%), cartão de crédito à vista (43%), cartão de débito (12.6%) e boleto (10%).
O levantamento da rede social de compras que reúne promoções e cupons de descontos nos principais e-commerces do país ouviu cerca de 500 consumidores de todo o Brasil, sendo que 55% são da região Sudeste, 18% do Sul, 15% do Nordeste, 9,5% da região Centro Oeste e 3% da região Norte. Destes, 68% pretendem fazer compras pela internet, enquanto 30% vão a lojas físicas e também farão compras online e somente 2% devem comprar apenas presencialmente.
Atrativos como preço bom (87%), frete grátis (71%), confiança na loja (64%), cupom de desconto (60%), cashback (37.7%), prazo de entrega (32%), facilitação do pagamento (26%) e variedade de produtos na mesma loja (11%) têm sido cruciais na hora da tomada de decisão dos consumidores brasileiros, que seguem recorrendo aos aplicativos de monitoramento de ofertas e comparadores de preço, como o Pelando, para economizar ainda mais nas compras.
Assista ao vídeo acima com Guilherme Vieira, CEO do Pelando, dando dicas para escolher os produos mais buscados.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.