Junho é, certamente, uma das épocas mais saborosas do ano no Brasil. Isso porque as mesas das quermesses estão repletas de doces como paçocas e pé de moleque, sobremesas que têm um ingrediente em comum: o amendoim.
Além de crocante e versátil, o amendoim promove excelentes benefícios à saúde, aponta a nutricionista Patrícia Leite. Confira algumas das vantagens da leguminosa:
Benefícios do amendoim
E é justamente por ser uma leguminosa que, naturalmente, o amendoim é um alimento muito nutritivo e saudável. Afinal, ele contém nutrientes importantes como proteínas, fibras, vitaminas e minerais, explica Patrícia.
"Ele também contém gorduras saudáveis (monoinsaturadas) e uma variedade de compostos, como resveratrol, ácidos fenólicos, flavonóides e fitoesteróis, que podem auxiliar na diminuição da absorção intestinal do colesterol ruim (LDL), auxiliando na manutenção adequada dos índices de colesterol no sangue, além de ajudar na saúde cardiovascular", afirma.
Além disso, o amendoim tem baixo índice glicêmico e uma quantidade de carboidratos líquidos relativamente baixa, o que pode auxiliar no controle do açúcar no sangue e na saciedade, podendo, também, ajudar a controlar a ingestão calórica.
Como consumir o alimento
Devido à sua versatilidade, é possível apreciar o amendoim em diversas ocasiões ao longo do dia. "Você pode adicioná-lo ao café da manhã ou lanche da tarde, combinando perfeitamente com iogurte, aveia ou frutas. Além disso, é um ótimo ingrediente para sucos verdes e smoothies", diz a profissional.
Nas refeições principais, o amendoim pode ser utilizado para conferir crocância às saladas ou realçar o sabor de pratos ensopados, especialmente aqueles à base de vegetais, aves e frutos do mar. Quanto ao tamanho da porção, ele pode variar de acordo com as necessidades individuais e o restante da alimentação de cada pessoa, indica a nutricionista.