Um dos movimentos culturais mais famosos do Brasil certamente é a Festa Junina. Símbolo tradicional de confraternização do povo, esse evento que atrai milhares de pessoas todos os anos também conta com sua valorosa versão amazônica, o Parárraiá, conhecido como o São João da Amazônia.
A festa, que acontecerá em Belém (PA) aconteceu entre os dias 13 e 16 de junho com expectativa de atrair pelo menos 200 mil pessoas por noite.
Além de shows, o Parárraiá também contará com atrações culturais que incluirão artistas regionais e nacionais, além das clássicas quadrilhas e um enorme espaço gastronômico.
"O São João tem mobilizado o Nordeste por muitos anos, sendo uma data importante para o comércio da região, similar ao Natal e ao Dia das Mães. Temos certeza que o Parárraiá vai ser o primeiro de muitos, atraindo turistas da região da Amazônia e de todo o Brasil para Belém, capital da Amazônia", observou o ministro Celso Sabino.
E continuou: "O nosso São João, o São João da Amazônia, o São João do Pará, faz parte dos esforços do governo federal para incentivar o turismo dentro do nosso país, por meio da valorização cultural, consolidação do entretenimento e geração de emprego e renda por meio do turismo".
Grandes atrações musicais serão o ponto alto do Parárraiá
O Parárraiá terá em seu lineup grandes nomes da música nacional da atualidade como Wesley Safadão, Hugo & Guilherme, Matheus Fernandes, Nattan, Manu Bahtidão, Dennis DJ, Xand Avião, Joelma e João Gomes.
Outra importante atração regional do evento é o lendário artista Pinduca, nome artístico de Aurino Quirino Gonçalves conhecido como o Rei do Carimbó estilizado.
Cantor e compositor de músicas no gênero e ritmo paraense de um Carimbó diferenciado do conhecido Carimbó de raiz, também relacionado como Carimbó Pau e Corda, Pinduca é responsável por modernizar o ritmo paraense nos anos 1970, acrescentando-lhe instrumentos elétricos e bateria, se tornando uma figura importante na música nortista do Brasil.
O sucesso do Pararraiá tem sido tão grande que Helder Barbalho, governador do Pará, revelou para o público presente na terceira noite do evento que na edição 2025, a festa terá mais um final de semana em sua programação.
"Ano que vem serão dois finais de semana. Vamos trazer mais atrações, valorizar a cultura local, ter um espaço para as quadrilhas se apresentarem. Poder incrementar cada vez mais o maior festival junino da Amazônia. E nós vamos trabalhar para isso", disse Barbalho.
O que são as Festas Juninas?
As festas juninas são celebrações tradicionais no Brasil que ocorrem durante o mês de junho. Elas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. As festividades incluem danças típicas como a quadrilha, comidas tradicionais como canjica, pamonha e bolo de milho, além de jogos, brincadeiras e fogueiras. As pessoas costumam se vestir com roupas caipiras e decorar os locais com bandeirinhas coloridas. É uma época de muita alegria e celebração da cultura popular brasileira.
A festa paraense foi lançada com o apoio do Governo Federal e visa inserir a região norte no calendário nacional das festas juninas, celebrando com atrações culturais, shows e elementos tradicionais das festividades juninas, além de valorizar os elementos regionais e a sustentabilidade, se tornando uma das datas mais importantes do turismo brasileiro e que vale a pena conhecer.
O Parárraía entra definitivamente na rota das grandes atrações culturais do Brasil.