Em Junho é comemorado o dia do santo São João e alguns outros santos como Santo Antônio e São Pedro, mas você conhece a história do santo São João e sua tradição? Ele é muito conhecido por conta das tradicionais festas juninas que ocorrem todo ano no mês de Junho. Por isso, vem descobrir mais da sua história e sua tradição.
Conheça a história do santo São João
São João é um santo da Igreja Católica, comemora-se o dia dele em 24 de Junho, no dia de seu nascimento. Ele foi um dos santos mais próximos de Jesus, desse modo, possui grande importância para os religiosos católicos. Além de o ter batizado no rio Jordão, ele é primo de Jesus e filho de Isabel e Zacarias.
Além de ser padroeiro dos doentes, ele é conhecido como protetor dos casados e também ajuda a abrir os caminhos. Por isso é muito conhecido por ser o santo do batismo.
São João morreu no dia 29 de agosto, após Salomé pedir a cabeça dele a Herodes.
Tradição sagrada do São João
A maior tradição das famosas festas juninas: as fogueiras, começou com o São João. Isso porque na bíblia conta-se que Isabel acendeu uma fogueira para anunciar o nascimento dele a Maria, mãe de Jesus.
Essa tradição das fogueiras muito seguida na região do Nordeste no período das festas juninas e nos dias dos santos. Teve início naquela época e era usada para anunciar coisas importantes e se comunicar com alguém. Também para pedir proteção e agradecer.