Treino no verão: 4 cuidados essenciais para fazer exercícios no calor

Especialistas orientam como fazer atividades físicas sob o sol e altas temperaturas sem prejudicar a saúde

6 jan 2023 - 10h01
(atualizado às 17h42)

Os dias ensolarados estão aí! Com isso, muita gente fica mais animada para ir à academia ou a locais abertos para treinar e deixar a saúde do corpo em dia. No entanto, a prática de atividades físicas no verão exige alguns cuidados, afinal, o excesso de calor combinado com o esforço físico pode resultar emtonturas, dores de cabeça e exaustão.

Por isso, é importante aumentar o número e a duração dos intervalos entre cada série de exercícios e reduzir as atividades cardiovasculares, como corridas e pedaladas. Abaixo, você confere outras recomendações de especialistas para realizar exercícios no verão com segurança:

Publicidade

Hidrate-se

Segundo o fisiologista Bruno Silva, um dos pontos fundamentais para treinar no calor é manter o corpo hidratado, já que a água é responsável por regular a temperatura corporal. "É necessário beber mais água não só durante os exercícios, mas também ao longo de todo dia", afirma ele. Vale lembrar que é indicado o consumo de 3 litros de água por dia.

Evite treinar sob o sol forte

O calor intenso em excesso pode trazer graves consequências para a saúde, desde insolação até doenças da pele e do coração. Portanto, a atividade física deve ser feita em períodos em que os raios solares estão mais amenos. Ou seja, no começo da manhã, no fim da tarde e à noite, e sempre com o uso do protetor solar!

Cuidado com a alimentação

Outro cuidado é com relação ao cardápio, como esclarece o nutricionista Lucas Alves. "Estar bem alimentado no calor garante que o estoque de glicogênio nos músculos seja reposto e evita a falta de energia nos treinos", o que significa não treinar em jejum e também não exagerar em alimentos pesados

Atenção ao metabolismo

No calor, o metabolismo costuma funcionar mais lentamente, deixando a digestão mais devagar. Assim, aposte em alimentos leves e refrescantes e frutas cítricas, que ajudam a alinhar a digestão. Além disso, comer alimentos ricos em potássio, como banana, batata doce e abacate, melhora a circulação e evita as cãibras, que são comuns no calor.

Publicidade

E aí, curtiu essas dicas para praticar exercícios físicos no verão? Então, separe sua garrafinha com água e protetor solar, e movimente-se!

Fonte: Bruno Silva, fisiologista; Lucas Alves, nutricionista; ambos profissionais da Smart Fit.

Fazer exercícios no verão exige cuidados com a saúde -
Fazer exercícios no verão exige cuidados com a saúde -
Foto: Shutterstock / Alto Astral
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações